Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 10h56

Ai Weiwei

Publicidade

DE SÃO PAULO

Filho de um dos mais renomados poetas modernos da China, Ai Weiwei nasceu em Pequim, em 1957. Artista, arquiteto, fotógrafo e curador, é também conhecido por seu engajamento na luta pelos direitos humanos. Produz instalações, fotografias, e realiza performances.

Em seu trabalho, o artista faz uso de elementos tradicionais da cultura chinesa, mesclando-os com um estilo moderno, de maneira provocativa.

Em uma de suas obras, por exemplo, usou mochilas de crianças mortas em um terremoto; em outro, utilizou madeira de templos budistas de mil anos que haviam sido demolidos por ordem do Partido Comunista. Em 2007, o artista levou 1.001 chineses que nunca haviam viajado para o exterior para a documenta de Kassel, na Alemanha, acompanhados de 1.001 cadeiras no estilo da dinastia Qing.

A série de esculturas "Circle of Animals", em exposição na 29ª Bienal de São Paulo, representa as doze figuras do zodíaco e toma como referência um conjunto de cabeças de bronze do antigo palácio imperial de verão em Pequim.

Ajudou a conceber o Estádio Nacional de Pequim, o "Ninho de Pássaro", palco dos Jogos Olímpicos em 2008. No mesmo ano, participou da 11ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Mora e trabalha em Pequim.

Conheça o site do artista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página