Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2010 - 15h54

Tribunal decide que filme "Paranoia" não copiou "Janela Indiscreta"

Publicidade

DA REUTERS, EM LOS ANGELES

O diretor Steven Spielberg e seu estúdio de cinema Dreamworks foram inocentados na terça-feira de um processo em que eram acusados de violar os direitos autorais do roteiro do filme de Alfred Hitchcock "Janela Indiscreta", em sua produção de 2007 "Paranoia".

A fundação Sheldon Abend Revocable Trust, que possui os direitos autorais da obra "Janela Indiscreta" escrita por Cornell Woolrich em 1942, processou Spielberg, a Dreamworks e a distribuidora Paramount Pictures em 2008.

Advogados da fundação deixada pelo falecido produtor de Hollywood Abend alegavam que Hitchcock havia obtido o direito de transformar a história de Woolrich em seu clássico de 1954 "Janela Indiscreta". Mas a DreamWorks não recebeu tal permissão para fazer "Paranoia".

Divulgação
Juíza federal decide que "Paranoia" não violou os direitos autorais do roteiro de "Janela Indiscreta
Juíza federal decide que "Paranoia" não violou os direitos autorais do roteiro de "Janela Indiscreta

Ambos os filmes são suspenses sobre assassinato, protagonizado por um homem olhando pela janela para o vizinho.

Uma juíza federal em Nova York determinou na terça-feira que, apesar de haver semelhanças entre o livro de 1942, o filme de Hitchcock e "Paranoia", nenhum estava sujeito a medidas judiciais pela lei de direitos autorais dos EUA.

"Os roteiros principais são semelhantes apenas em um nível superficial e geral, de forma que não podem ser protegidos", disse a juíza do Tribunal Distrital de Nova York em sua decisão que rejeitou a reclamação.

"Enquanto 'Paranoia' é abundante em sub-tramas, a história original não tem nenhum. O cenário e o clima da história original são estáticos e tensos, enquanto o cenário e tom de "Paranoia" é muito mais dinâmico e temperado com humor e romance adolescente", acrescentou a juíza.

"Paranoia", que estrelava Shia LaBeouf, arrecadou 117 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página