Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2010 - 22h29

Milos Forman recebe prêmio de honra do Festival de Cinema de Zurique

Publicidade

DA EFE, EM GENEBRA

O Festival de Cinema de Zurique, que inicia amanhã sua sexta edição, concederá ao diretor tcheco-americano Milos Forman o prêmio de honra, entregue a Roman Polanski no ano passado.

A cidade suíça será sede da mostra internacional até o próximo 3 de outubro. Em 2009, o evento foi ofuscado pela prisão do diretor franco-polonês Polanski por ter mantido relações sexuais com uma garota de 13 anos nos Estados Unidos em 1978.

Forman, um dos mais célebres cineastas europeus de Hollywood, será o protagonista desta edição, que exibirá algumas de suas obras-primas, como "Um Estranho no Ninho", que ganhou cinco Oscar em 1976, e "Amadeus", a biografia de Wolfgang Amadeus Mozart que levou oito prêmios da Academia em 1984.

Marcelo del Pozo/Reuters
Cineasta Milos Forman irá receber o prêmio de honra no Festival de Cinema de Zurique
Cineasta Milos Forman irá receber o prêmio de honra no Festival de Cinema de Zurique

O diretor, que trocou Praga pelos Estados Unidos em 1968 após a invasão da antiga Tchecoslováquia pela União Soviética, estará presente em Zurique como convidado de honra durante sete dos 11 dias que durará o Festival.

Sua participação amenizará a ausência do ator Michael Douglas, que não poderá receber o prêmio que lhe foi concedido por sua carreira devido ao câncer que enfrenta.

O prêmio será entregue ao seu amigo Danny DeVito, que receberá em seu nome o Golden Icon, um tributo ao ator de 65 anos que estreia em breve "Wall Street - o Dinheiro Nunca Dorme", continuação do filme de Oliver Stone, "Wall Street - Poder e Cobiça", de 1987, pelo qual Douglas ganhou Oscar de melhor ator.

O Festival de Zurique teve sua primeira edição em outubro de 2005 e se estabeleceu como um dos grandes eventos do panorama nacional e internacional em um breve período de tempo. Além de reconhecer o trabalho de grandes nomes do cinema, a mostra impulsiona as criações de novos talentos da sétima arte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página