Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2010 - 14h01

Jean-Luc Godard não irá a cerimônia em que receberá Oscar

Publicidade

DA REUTERS, EM LOS ANGELES

O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard não vai participar de um jantar de gala em Hollywood, no próximo mês, no qual ele receberá um Oscar honorário, informou na segunda-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Godard, 79, foi convidado para a cerimônia de 13 de novembro para receber um Oscar honorário que marca os 50 anos de um dos "modernistas seminais pioneiros na história do cinema", em filmes como "Acossado" e "Sympathy for the Devil".

Mas a Academia informou que, depois de uma "cordial troca de correspondência por dois meses", Godard notificou o presidente Tom Sherak que não estará presente à cerimônia.

Efe
O diretor francês Jean-Luc Godard, que vai receber Oscar honorífico em novembro
O diretor francês Jean-Luc Godard, que vai receber Oscar honorífico em novembro

"Ele reiterou seus agradecimentos pelo prêmio", afirmou Sherak em comunicado, "e também mandou seus cumprimentos às outras pessoas que serão premiadas na mesma noite - Kevin Brownlow, Francis Ford Coppola e Eli Wallach - aos quais ele se refere como os 'os outros três mosqueteiros.'"

O jantar homenageará Godard com a exibição de trechos de filmes e comentários de admiradores. O prêmio será recebido pela Academia em nome de Godard, e a estatueta do Oscar será entregue a ele na Suíça, informou a Academia.

Godard, que tem preferência por dirigir filmes com orçamentos reduzidos, já se ausentou de eventos públicos no passado, incluindo o Festival de Cannes de 2010.

Em 2009, a Academia modificou a data da cerimônia dos Oscars honorários, levando-a para novembro, em vez de entregá-los durante a cerimônia de entrega do Oscar, em fevereiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página