Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 09h01

"A moral varia conforme as pesquisas em uma eleição", diz Fernanda Torres

Publicidade

MARCELO BORTOLOTI
DO RIO

Para Fernanda Torres, a eleição de uma mulher para a Presidência da República diz menos a respeito do país do que a escolha de uma militante da luta armada. "É um traço muito mais marcante nela do que a sua feminilidade", diz.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Juliana Coutinho/Divulgação
Fernanda Torres e Carlos Miele interpretam rato e gato em um dos episódios de "Amoral da História"
Fernanda Torres e Carlos Miele interpretam rato e gato em um dos episódios de "Amoral da História"

Folha - A última eleição trouxe alguma lição de moral?
Fernanda Torres - A moral varia conforme as pesquisas em uma eleição.

E quanto à escolha de uma mulher para presidente?
Você sabe que eu acho menos surpreendente ter uma mulher na Presidência do que alguém que já fez parte da luta armada e foi torturada. Talvez isso fale mais sobre o que mudou no Brasil.
Eu acredito que para parte da sociedade não importa o fato de um presidente ser uma mulher ou um homem. Muitos países foram liderados por mulheres recentemente.
A Dilma [Rousseff] foi muito obstinada, ela guarda aquele sentimento do custe o que custar da militante, é um traço muito mais marcante nela do que a feminilidade.
Nas regiões mais conservadoras, ela foi apresentada como a mulher do Lula. Existe uma tradição no Brasil de se votar na mulher do poderoso como se fosse nele. O Joaquim Roriz tentou fazer isso abertamente, então não é tão surpreendente assim.

O que explica a recorrente menção a Deus numa campanha com temática teoricamente progressista?
Atualmente tudo é medido por estatísticas e pesquisas. Isso acontece na política, na medicina, na cultura, é o "ao gosto do freguês". Uma parte do comprometimento religioso veio como resposta ao que apontavam as pesquisas de opinião.
Mas não sei se, caso houvesse um plebiscito, como sugeriu a Marina [Silva], a população votaria a favor do aborto, desconfio que não. Ninguém acha justo prender uma mulher que fez um aborto no desespero, mas legalizá-lo é outra história.

O tema foi usado de forma demagógica pelos candidatos?
Sim, a demagogia é um dos lados nocivos e inevitáveis de uma eleição. A Igreja Católica e as novas igrejas de tantas correntes que eu nem entendo têm uma força imensa no Brasil e, como presidente ou candidato, não se pode ignorá-las.
Esse paradoxo entre viver em uma sociedade moderna e ainda sofrer com questões que vem lá do arcaico não é privilégio do Brasil.

A eleição do palhaço Tiririca foi uma resposta do eleitor?
Foi apenas uma piada niilista do eleitor, que vai se voltar contra ele mesmo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página