Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 22h16

Quadro "Mulher em Azul", de Picasso, passará por restauração

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

O quadro "A Mulher em Azul", pintado pelo espanhol Pablo Picasso em 1901 e que marca o começo do seu chamado período azul, passará por uma cuidadosa restauração em breve.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O quadro, atualmente no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofía, foi adquirindo um tom esverdeado devido a sucessivas camadas de verniz, e os restauradores querem devolver-lhe a cor original, segundo confirmou à Agência Efe Jorge García, chefe do departamento de conservação do museu, que fica em Madri.

A restauração da pintura, com previsão de início para o ano que vem, será financiada com fundos do novo programa de conservação de obras de arte do Bank of America Merrill Lynch.

Questionado sobre o porquê de ter escolhido "A Mulher em Azul" entre todas as obras que precisam de restauração no museu madrilenho, García destacou o "caráter icônico" de uma obra que permite adivinhar as características dos períodos azul e rosa do pintor.

Segundo explicaram em Londres os responsáveis pelo programa de conservação do banco americano, outras obras também serão restauradas, entre quadros, esculturas, manuscritos e fotografias.

Divulgação
"A Mulher em Azul", de Pablo Picasso
"A Mulher em Azul", de Pablo Picasso
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página