Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2010 - 09h28

Montagens em cartaz põem identidade nacional portuguesa no divã

Publicidade

LUCAS NEVES
ENVIADO ESPECIAL AO PORTO (PORTUGAL)

Ir ao teatro em Portugal é cada vez mais parecido a se instalar num divã para uma sessão de análise. A avaliação é de diretores, críticos e produtores do país, que apontam o tema da identidade nacional como fantasma a espreitar a cena lusa atual.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em Lisboa, o recém-estreado "1974", do Teatro Meridional, revê a história local no século 20, com escalas na ditadura de 48 anos, nas promessas de liberdade e reinvenção da Revolução dos Cravos (1974) e no acidentado processo de adesão à Comunidade Europeia (1986).

"Sombras", do Teatro Nacional São João, que iniciou temporada no Porto na última quinta e chega ao Brasil em junho, volta ainda mais na história para tentar montar a equação-síntese do "jeito de ser" português.

As variáveis incluem a conhecida melancolia fatalista, a animosidade com a vizinha Espanha (resquício dos tempos da expansão marítima) e o espectro de D. Sebastião 1º, desaparecido em batalha, mas sempre aguardado para reconduzir o país à glória.

Num cenário que reproduz um cais, alternam-se os amores doídos e saudosos dos fados e textos das tragédias "Castro", de António Ferreira, e "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett, além de excertos de Fernando Pessoa, Pedro Homem de Mello e Jacinto Lucas Pires. Em projeções de vídeo, figuras fantasmáticas tecem diálogos mudos (e efêmeros) com quem deita lamentos no porto.

João Tuna/Divulgação
Cena do espetáculo "Sombras", que está em cartaz no Teatro Nacional São João, no Porto, com direção de Ricardo Pais
Cena de "Sombras", que está em cartaz no Teatro Nacional São João, no Porto, com direção de Ricardo Pais

PERDERAM O COMBOIO

Vez por outra, o pesar é cortado pelo bailado efusivo do fandango. A montagem, não custa lembrar, tem por subtítulo "A Nossa Tristeza É uma Imensa Alegria". Nota de alento para um Portugal alquebrado, que ainda sente os ecos da crise econômica.

"Estamos sempre a perder o comboio [trem] por pouca coisa. Há uma tendência ao deslize para um limbo que não é nosso melhor", diz o diretor do espetáculo, Ricardo Pais. "Mas não somos um país autocomplacente com a sua melancolia, que se compraz com isso. A cavalgada eufórica [fandango] vem explorar o potencial de catarse pela celebração."

Para o dramaturgo e crítico de teatro do jornal "Público", Jorge Louraço, a onda de "análise coletiva" nos palcos portugueses espelha o paradoxo de um país "desapossado, considerado um dos mais atrasados da Europa, mas que é cheio de história e busca aí uma compensação".

Ainda no que se refere a tendências, ele aponta no circuito lisboeta uma tendência a jogos de linguagem. Já no Porto, o traço distintivo seria uma inclinação a retratar os nós da sociedade portuguesa. Multiplicam-se os divãs.

O jornalista LUCAS NEVES viajou a convite da produção do Teatro Nacional São João

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página