Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 08h27

Balé da Cidade de São Paulo fecha ano com versão contemporânea de "Giselle"

Publicidade

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Um dos maiores expoentes da dança clássica romântica ganhou releitura contemporânea pelo Balé da Cidade de São Paulo. Com coreografia repaginada, "Giselle" (1841) foi a peça escolhida pelo grupo para encerrar 2010.

As apresentações, que vão de amanhã a domingo no Auditório Ibirapuera, contam ainda com a participação da Orquestra Experimental de Repertório, que interpretará a trilha original de Adolphe Adam (1803-1856).

Para Lara Pinheiro, diretora do grupo, essa foi a maneira de fechar o ano em grande estilo. "O que mais nos atraiu foi a dramaturgia. Estávamos com vontade de contar uma história e também achamos que seria legal colocar uma companhia pública para conversar com um clássico dessa magnitude", afirma.

Na versão coreografada por Luiz Fernando Bongiovanni, diretor-assistente da companhia, Giselle é tríptica, sendo interpretada por três bailarinas ao mesmo tempo: Fabiana Fornes, Vivian Navega Dias e Fernanda Bueno.

Cada uma mostra alguma faceta da personagem, que morre após descobrir ser traída pelo amado. Esta foi a saída para atualizar o clássico, no qual o bem e o mal adquirem contornos rígidos.

"O amor impossível ainda faz parte do nosso imaginário. Acontece que, na história, este amor só dá certo em outra vida", diz Pinheiro.

Rodrigo Capote/Folhapress
Fabiana Fornes (esq.), Vivian Navega Dias e Fernanda Bueno em ensaio de "Giselle"
De esq. para dir., Fabiana Fornes, Vivian Navega Dias e Fernanda Bueno em ensaio do espetáculo "Giselle"

GRANDE PORTE

Com 32 bailarinos no elenco e figurinos de Márcia Nachbar, "Giselle" também marca a retomada de peças de grande porte pelo Balé.

Em 2009, o grupo passou por uma grave crise que envolveu corte de orçamento, poucas estreias e falta de palco devido ao fechamento do Teatro Municipal que, desde então, passa por reformas.

O cenário começou a mudar em março, quando a direção passou das mãos de Mônica Mion --que estava à frente do grupo havia dez anos-- para Lara Pinheiro, até então assessora da área de dança na Secretaria Municipal de Cultura.

Nesse tempo, o Balé estreou duas peças além de "Giselle": "Crônicas do Tempo", que teve apresentações na Bienal de São Paulo, e o infantil "Terra Papagalis", em parceria com a Pia Fraus.

GISELLE
*QUANDO sex. e sáb., às 21h; dom., às 18h
ONDE Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3 do parque Ibirapuera; tel. 0/xx/ 11/3629-1075)
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página