Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2010 - 08h02

Paola Oliveira diz que não se preocupou em substituir Ana Paula Arósio

Publicidade

VITOR MORENO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Marina embarca do Rio rumo a Florianópolis. Ela vai para o casamento de uma amiga, mas o avião acaba sequestrado. Um dos passageiros, piloto profissional, salva o dia e, de quebra, rouba o coração da mocinha.

Ao ser apresentada ao noivo da amiga, Marina descobre que seu herói é quem vai subir ao altar.

Assim deslancha a trama rocambolesca de "Insensato Coração", novela das oito que a Globo estreia no dia 17 de janeiro. A história marca a estreia de Paola Oliveira, 28, como protagonista da principal faixa de novelas.

"Eu prefiro não pensar nisso. Se não, fico numa expectativa que me tira do foco", conta a atriz, que define sua personagem como uma "mocinha real", que "não fere ninguém, mas não deixa de lutar pelo que quer".

Segundo ela, é exatamente no realismo do texto de Gilberto Braga, em parceria com Ricardo Linhares, que reside a maior dificuldade do papel. A especialidade do autor são as tramas atuais e as famílias ricas, como em "Vale Tudo".

"Quando você faz uma coisa diferente, as pessoas conseguem enxergar com mais facilidade todo o trabalho que tem por trás. Quando faz a mocinha, parece que é fácil", reclama Paola.

A personagem foi "herdada" de Ana Paula Arósio, cortada da trama por faltar às gravações, segundo a Globo.

"Eu não me preocupo com a forma como aconteceu", diz. "Claro, foi diferente. Mas eu fiquei em êxtase."

Sobre a saída de outro colega do elenco, o ator Fábio Assunção, ela diz que ficou triste por perder "um ótimo colega de trabalho".

Segundo ela, não foi preciso regravar nenhuma cena com o ator Gabriel Braga Nunes, que entrou no lugar de Fábio. "Tínhamos feito poucas cenas juntos, e elas vão ser adaptadas."

Luciana Whitaker/Folhapress
A atriz Paola Oliveira, que vai protagonizar a novela "Insensato Coração", da Globo
A atriz paulistana Paola Oliveira, que vai protagonizar "Insensato Coração", próxima novela das oito da TV Globo

VIRADA

Alçada ao posto de estrela da Globo, Paola tem uma carreira relativamente curta.

Ficou conhecida do grande público em "Belíssima", de 2005, que ela considera "um divisor de águas" em sua vida.

Nascida na região da Penha (zona leste de SP), numa família de classe média, a atriz passou a fazer comerciais aos 17 anos, para pagar a faculdade de fisioterapia --que ela chegou a concluir.

"Fiz [comercial] de carro, de comida, de absorvente... Tudo o que você pode imaginar eu vendia", se diverte.

Como começou a se destacar no meio, resolveu fazer aulas de teatro, para entender melhor a atividade.

O primeiro emprego fixo foi em 1999, como assistente de palco do "Passa ou Repassa", programa de auditório do SBT, então comandado por Gugu Liberato.

"Tinha conta-salário, ganhava vale-refeição, cesta básica... Eu achava o máximo! Até então não sabia nem o preço das coisas", afirma.

Antes do sucesso, Paola fez ainda uma participação na segunda fase de "Metamorphoses", novela exibida pela Record, cujo final abrupto deixou a personagem dela sem final.

Ela diz que foi chamada para fazer o teste de "Belíssima" quando já estava pensando em focar profissionalmente na fisioterapia.

"Eu não podia ficar correndo atrás de uma coisa que não sabia onde ia dar", diz.

Quando ainda estava na trama, foi chamada para protagonizar "O Profeta" (2006), na faixa das seis.

No ano passado, viveu sua primeira vilã em "Cama de Gato" (2009). "Estava apreensiva porque diziam que eu era muito doce. Quando a personagem foi tomando corpo e as pessoas começaram a ficar com ódio, eu falei: 'ótimo'."

Após o fim da trama, no primeiro semestre, a atriz emendou uma produção atrás da outra.

Foi chamada para o especial "As Cariocas" e, 15 dias depois, para "Afinal, o que Querem as Mulheres?". Quando pensava que teria férias, veio o convite para "Insensato Coração". Se ela pensa em parar? "Quem sabe? Estou planejando férias para outubro, porque toda vez que eu planejo férias vem um personagem diferente."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página