Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 07h04

Autor que reencena histórias bíblicas com Lego diz não gostar de Playmobil

Publicidade

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

O americano Brendan Powell Smith, 37, é autor de "The Brick Testament", série de três livros em que reencena histórias bíblicas com peças de Lego.

Em 2011, ele vai lançar um quarto exemplar, pela editora americana Skyhorse, apenas com passagens do Antigo Testamento. As 422 histórias que montou até hoje estão disponíveis no site do projeto.

Ele deu a entrevista abaixo por email, não sem antes se desculpar pela recusa em falar ao telefone: "Sei que pode soar excêntrico, mas apenas um homem excêntrico se dedicaria a ilustrar a bíblia em Lego".

Divulgação
A Última Ceia, do livro "The Brick Testament", montada com Lego, ao estilo de Da Vinci
A obra "A Última Ceia", do livro "The Brick Testament", montada com Lego, ao estilo do pintor Leonardo Da Vinci

*

Folha - Por que montar a bíblia em Lego?
Brendan Powell Smith - Antes de estudar teologia, na universidade, esperava que a bíblia fosse um tratado chato e seco de 2 mil páginas. Mas quando quando comecei a ler as histórias com atenção, percebi que estava repleta de passagens sensacionalistas e dramáticas. Pensei se não haveria uma forma mais divertida de apresentar seu conteúdo, o que acabou me levando até os Legos.

O senhor coleciona Legos desde jovem?
Sim, mas na adolescência resolvi guardá-los no porão dos meus pais, porque não era "cool" ter brinquedos. Depois de terminada a faculdade, resolvi voltar a eles. Isso coincidiu com a época em que o eBay estava começando. As pessoas estavam vendendo suas coleções antigas de Lego a preço de banana, resolvi começar a comprá-las.

Quantas peças o senhor tem?
Acredito ter cerca de 300 mil peças. É uma coleção grande, mas não a maior que já vi. A maioria das pessoas que vêem meus livros a imaginam muito maior. Não percebem que eu estou constantemente desmontando as cenas construídas para ilustrar outras histórias.

Que peças são boas para montar histórias bíblicas?
Eu dificilmente teria começado a ilustrar a bíblia em Lego se eles não houvessem lançado uma série com personagens do filme Guerra nas Estrelas. O boneco do Mestre Jedi Qui-Gonn Jinn (interpretado por Liam Neeson) tinha a cara perfeita para que eu o transformasse em Jesus Cristo. Também tive sorte que a Lego lançou, há pouco, uma série com ninjas. As sobrancelhas brancas do velho mestre ninja combinaram com o rosto que eu queria para Deus.

Que história o senhor considera sua obra-prima?
O Apocalipse Final. Embora eu estivesse tentado a fazê-lo mais cedo, sabia que deveria esperar até que minhas habilidades narrativas estivessem no pico. Só no ano passado me senti apto a isso. O Apocalipse é um livro que poucas pessoas leram, por difícil que é, escrito de uma forma desarticulada, com cenas que não fazem sentido. Mas depois de lê-lo muitas vezes, finalmente senti que poderia ilustrá-lo de uma forma que fosse fiel à insanidade das histórias.

O senhor montaria a bíblia com Playmobils?
Não. Eu tinha alguns Playbmobil quando era criança, mas nunca foram uma obsessão. As opções para misturar e combinar peças se esgotam rapidamente.

O senhor já pensou em montar outras histórias que não bíblicas?
Às vezes me sinto tentado a contar histórias da mitologia grega, por exemplo. Mas a bíblia ainda é prioridade. Depois de nove anos e 422 histórias ilustradas, ainda tenho muito entusiasmo para as próximos cem histórias que pretendo fazer.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página