Publicidade
Publicidade
Ibope mostra que volume de espectadores da TV aberta não encolheu
Publicidade
KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA
A todo momento toca-se a trombeta de que a TV vem perdendo público, que a audiência mudou.
Mas a plateia que parecia inabalável em índices de 20, dez anos atrás não foi tão afugentada, garante o Ibope. Ela mudou de canal, de preferências, de horário, mas ainda registra boas bilheterias.
Em 2000, a novela das 20 horas da Globo, "Laços de Família" --um dos programas mais assistidos da TV brasileira-- registrava média de 45 pontos de audiência.
Na época, segundo o Ibope, cada ponto equivalia a 43 mil domicílios na Grande São Paulo. Portanto, 1,935 milhão de domicílios estavam sintonizados na trama de Manoel Carlos.
A dona do horário hoje, "Passione" chega à média de 42 pontos, num universo em que cada ponto corresponde a 60 mil domicílios. Levando a conta à risca: tem 2,5 milhões de domicílios em sua plateia. Público bem maior.
"A população cresceu. Em quantidade, hoje há mais gente na frente da TV do que há dez anos. Um ponto de audiência vale bem mais", afirma a diretora comercial do Ibope, Dora Câmara.
Divulgação | ||
Diana (Carolina Dieckmann) e Mauro (Rodrigo Lombardi), de "Passione", que alcança até 2,5 milhões de casas |
Mas o instituto reconhece as mudanças nos hábitos de audiência. A Globo, ainda líder, enfrenta, ano a ano, o abalo da soberania, com o crescimento da concorrência. Já as faixas horárias antes renegadas, como a madrugada, hoje têm público mais farto e disputado.
"As pessoas falam muito, mas o número de TVs ligadas quase não mudou nesse período. A novela das 20h em 2009 marcava média domiciliar de audiência de 21%, a mesma de 2000", diz Dora.
"Temos de prestar atenção no total de TVs ligadas. É o que mostra se há mais gente vendo TV ou não." Se usarmos esse comparativo, a queda é irrisória.
Segundo medição na Grande São Paulo, o share (participação entre TVs ligadas) da TV aberta em 2000 na média/dia (das 7h à meia-noite) era de 45%. Em 2001, 42%. Hoje, segue, até outubro, em 43%, a média de 2002, 2003, 2004 e 2007.
Se esse público congelou na poltrona, por que então a audiência da TV aberta parece despencar ano a ano?
Segundo o Ibope, os hábitos dos telespectadores mudaram. A audiência se pulverizou por outros canais, outros horários, abocanhando pontinhos das imponentes médias das atrações líderes, concentradas no horário nobre, que também mudou.
Nos 1990, a audiência começava a subir às 17h30. Hoje, a plateia noturna ganha quórum às 19h e pode chegar ao seu pico depois das 22h, faixa que, anos atrás, marcava o despencar do número de TVs ligadas.
Ao olhar para frente, o Ibope espera mais mudanças: aposta na demanda do mercado por mapear melhor o público de cada região e na medição de audiência móvel, em que o conteúdo será o alvo, independentemente da plataforma de veiculação.
"Daqui a dez anos, as pessoas não saberão mais em que tela (TV, iPad, PC) assistiram a determinado programa. Vamos medir audiência por conteúdo", diz Dora. "A TV da sala não será mais o centro da captação. O Ibope já está pronto para isso, é só o mercado pedir."
+ canais
+ notícias sobre televisão
- Fiuk diz que chorou assistindo ao próprio especial na Globo
- "Pânico" retoma sátira a Hebe Camargo após ida da apresentadora para a Rede TV!
- Lília Cabral sofrerá com preconceito do filho em "Fina Estampa"
+ notícias de Ilustrada
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice