Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 10h25

Programação do canal de Oprah Winfrey será exibida em partes no Brasil

Publicidade

DE SÃO PAULO

Depois de 25 anos no comando do principal "talk show" dos Estados Unidos, a apresentadora Oprah Winfrey vai lançar sua própria rede de TV. A OWN, ou Oprah Winfrey Network, entra no ar nos EUA no dia 1º de janeiro.

Oprah vai trocar a audiência de cerca de 6,7 milhões de pessoas, na rede aberta CBS, para colocar seu canal no lugar do Discovery Health, que no horário nobre, em 2010, teve em média 252 mil telespectadores, de acordo com reportagem do diário "The Wall Street Journal".

Apesar da baixa audiência atual do Discovery Health, há um grande potencial de crescimento para a OWN, já que o canal é distribuído para 80 milhões de domicílios norte-americanos.

A mudança é vista como derrota da TV aberta, que vem perdendo audiência para os canais por assinatura.

Os custos iniciais da OWN giram em torno de US$ 107 milhões (R$ 180 mi), com sociedade, em partes iguais, entre Oprah e o Discovery. A rede, que Oprah queria criar desde o início dos anos 1990, estava sendo desenvolvida havia três anos. Estão sendo produzidos 22 programas originais, entre eles o de entrevista "Ask Oprah's All Stars".

O público-alvo do canal deve seguir a mesma linha do Discovery Health: mulheres entre 25 e 54 anos.

Justin Lloyd/Getty Images
Oprah Winfrey chega a Sydney, na Austrália, para gravar parte do especial da última temporada de seu talk show
Oprah Winfrey chega a Sydney, na Austrália, para gravar parte do especial da última temporada de seu programa

"Vai ser tentativa e erro, um processo. Não vai acontecer imediatamente. Se você olha de fora para dentro, parece um grande risco, claro. Mas, para mim, não se trata muito de expandir. Trata-se de ir mais fundo, de maneira a ter uma plataforma maior de impacto", disse Oprah ao "Wall Street Journal".

"Não acho que podemos pôr a cara para fora esperando uma explosão de audiência. Vamos ter que continuar a criar e a evoluir com o tempo", disse Lisa Erspamer, diretora de criação da OWN, ao diário americano.

Em outros países, Brasil inclusive, ainda não há uma definição sobre a estreia da OWN. Segundo a assessoria de imprensa do Discovery no Brasil, alguns programas da nova rede de Oprah deverão ser exibidos, de acordo com o perfil, nos diferentes canais Discovery (Discovery Channel, Home & Health, Liv, Travel & Living e Animal Planet). Ainda não há data para que comecem a ir ao ar.

"The Oprah Winfrey Show", que no Brasil é exibido pelo canal GNT, terá sua última edição gravada em maio de 2011, quando completará 25 anos no ar.

O programa deverá ir ao ar até setembro. No último trimestre, Oprah pretende se concentrar em sua rede.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página