Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2011 - 08h04

Globo estreia novela com núcleo de personagens gays

Publicidade

LAURA MATTOS
DE SÃO PAULO

Depois de matar em uma explosão um casal de lésbicas em "Torre de Babel" (1998) e de cortar uma cena de beijo entre homens em "América" (2005), a Globo terá, a partir de amanhã, uma novela com um núcleo de personagens homossexuais.

Nova trama das 21h, "Insensato Coração" terá um quiosque na praia frequentado por gays. A dona (Louise Cardoso) é mãe de um garoto homossexual e se envolve com um jornalista (Cássio Gabus Mendes) homofóbico.

Segundo Gilberto Braga, autor da novela, a relação dos dois será a questão mais importante do núcleo. Começará no capítulo 100 e será uma comédia romântica.

Para ele, a criação de um núcleo gay não é uma evolução em relação a tramas anteriores, que já tiveram casais homossexuais. "É uma tentativa de ter alguma novidade", afirma Braga.

O autor declarou que não haverá em "Insensato Coração" o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira.

Doutor em teledramaturgia, Mauro Alencar diz que "é preciso caminhar passo a passo, pois as diferenças do pensar e sentir no Brasil são gigantes, e a novela é um gênero que dialoga com todas as camadas sociais".

"Mas pressinto que a qualquer momento o tão esperado beijo gay poderá ocorrer, como já aconteceu na novela argentina 'Botineras', de 2009/10. Outras intimidades, como o carinho entre o casal gay de "Ti Ti Ti", já estão com boa aceitação", diz.

André Fischer, diretor do portal GLS Mix Brasil, afirma que "a Globo tem dado provas de que é simpatizante à causa gay, pela maneira positiva como apresenta casais gays em suas novelas".

"Os canais GNT e Multishow, da Globo, têm uma extensa programação gay e simpatizante onde não faltam beijos gays. Além disso, 'Jornal Nacional' e filmes já mostraram vários beijos gays. Ou seja, o tabu é beijo em novela", avalia.

João Miguel Júnior/TV Globo
Leonardo Miggiorin
O ator Leonardo Miggiorin, que vai dar vida a Roni, um dos personagens do núcleo gay de "Insensato Coração"

ESCANDALIZAR

O autor de novela Marcílio Moraes ("Vidas Opostas"), que trabalhou na Globo nas décadas de 80 e 90 e hoje escreve para a Record, afirma achar "sempre importante e oportuno apresentar personagens gays nas novelas".

"Ainda hoje é uma questão carregada de preconceitos e restrições. Em 'Ribeirão do Tempo', pensei em inserir um casal masculino gay. Depois concluí que, além de não ser uma temática que eu tenha segurança de dominar, provavelmente não daria para desenvolver a trama como eu imaginei. E desisti."

Em sua opinião, o beijo gay não é um tabu.

"O que existe é um temor das TVs de escandalizar o público e mexer com a audiência. Isto sem falar na classificação indicativa, que sempre serve de pretexto para as empresas limitarem a liberdade dos autores em casos assim. Se dependesse dos autores, tenho certeza de que o beijo gay já teria acontecido há muito tempo nas novelas."

NA TV
"Insensato Coração"
Estreia da novela das oito
QUANDO amanhã, às 21h05, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página