Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2011 - 16h22

'Rede Social' e 'Discurso do Rei' dominarão Oscar, diz correspondente

Publicidade

DE SÃO PAULO

A repórter Fernanda Ezabella, correspondente da Folha em Los Angeles, participou hoje de bate-papo sobre os indicados ao Oscar e a temporada de prêmios no cinema americano. Na opinião dela, os prêmios mais importantes devem ficar com "A Rede Social" e "O Discurso do Rei".

"Meu favorito é 'Cisne Negro', mas acho meio difícil de ganhar como melhor do ano. Deve ficar com "A Rede Social" ou "O Discurso do Rei". Aliás, os apostadores de Las Vegas e Londres estão dizendo que vai dar "Rede Social". Vamos ver", respondeu ela a um internauta.

Na categoria melhor atriz, Ezabella aposta em Natalie Portman, de "O Cisne Negro". "Mas dizem que ela pode 'queimar o filme' porque está em muitos filmes ruins, que estão sendo lançados agora, bem no momento da campanha do Oscar. Isso poderia prejudicar... Agora, se não for ela, com certeza será Annette Bening, indicada pela quarta vez! Ela merece."

Para melhor ator, ela diz que Colin Firth ("O Discurso do Rei") é o favorito. "O Colin Firth está bem engraçado como o rei gago. Quando eu fui ver, não sabia necas da história. Dá a maior aflição. Ele é o franco favorito, sem dúvida. Seria uma bela surpresa se perdesse."

Arquivo pessoal
Fernanda Ezabella fala sobre o cinema em chat
Fernanda Ezabella fala sobre o cinema em chat

Os indicados na 83ª edição do maior prêmio do cinema foram anunciados nesta terça-feira. "O Discurso do Rei" é favorito, com 12 indicações (clique para ver a lista completa).

Fernanda, 30, é correspondente em Los Angeles desde o ano passado. Foi repórter de cinema e TV na Ilustrada nos últimos dois anos. Paulistana, formou-se em jornalismo pela PUC-SP em 2002, trabalhou sete anos na agência Reuters e outros dois no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Escreve também no blog Pelo Mundo, dos correspondentes da Folha.

Confira os outros bate-papos da Folha

Participaram do chat 174 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(03:00:52) Fernanda Ezabella: Olá pessoal, bom dia, boa tarde!

(03:01:11) taty fala para Fernanda Ezabella: Olá Fernanda! sou louca por cinema, mas acho q o oscar é meio "comprado", sempre as mesmas coisas, vc não acha? Beijos e obrigada!

(03:02:21) Fernanda Ezabella: Oi Taty, não acho que seja "comprado", mas com certeza existe muito lobby das distribuidoras para emplacar os filmes... E os membros da Academia têm um gosto meio padrão. Acho que por isso parece sempre igual.

(03:02:44) Debby fala para Fernanda Ezabella: vc assistiu todos os filmes indicados?

(03:03:47) Fernanda Ezabella: Oi Debby, sim, da lista dos 10 indicados a melhor, eu consegui ver todos. São bons, só não curto "127 Horas".

(03:04:17) Caroline fala para Fernanda Ezabella: vc gostou do filme A Rede Social? acha que mereceu ser indicado?

(03:04:55) Fernanda Ezabella: Aliás, quem quiser ver a lista dos filmes indicados que estream no Brasil em breve, tem um link aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/865592-filmes-do-oscar-tem-estreias-marcadas-no-brasil.shtml

(03:05:19) Fernanda Ezabella: estreiam, não estream, :)

(03:06:45) Fernanda Ezabella: Oi Caroline, eu gostei da Rede Social. Acho que vc não curtiu muito, né? é um filme moderninho, jovem, com uma temática atual, importante. às vezes filmes assim não entram no Oscar. Então gostei das indicações. Tem boas chances de ganhar o Oscar de melhor filme.

(03:06:51) bruno fala para Fernanda Ezabella: na sua opinião, quem é a favorita para melhor atriz?

(03:07:56) Fernanda Ezabella: Oi Bruno, sem dúvida alguma, Natalie Portman. Mas dizem que ela pode "queimar o filme" porque está em muitos filmes ruins, que estão sendo lançados agora, bem no momento da campanha do Oscar. Isso poderia prejudicar...

(03:08:08) Clint pergunta para Fernanda Ezabella: Olá Fernanda.Vc gostou dos candidatos escolhidos e na sua opiniao qual filme deveria ganhar o Oscar na categoria melhor do ano

(03:08:33) Fernanda Ezabella: Agora, se não for ela, com certeza será Annette Bening, indicada pela quarta vez! Ela merece.

(03:10:27) Fernanda Ezabella: Clint, que apelido é esse hein? :) Eu gostei dos candidatos escolhidos. Tirando algumas surpresas, eram os filmes esperados, que vinham dominando as premiações dos sindicatos, dos críticos. Meu favorito é "Cisne Negro", mas acho meio difícil de ganhar melhor do ano. Deve ficar com "A Rede Social" ou "Discurso do Rei". Aliás, os apostadores de Las VEgas e Londres estão dizendo que vai dar "Rede Social". vamos ver.

(03:10:35) Rodrigo Romero -SP fala para Fernanda Ezabella: Olá Fernanda, pq será que os filmes demoram demais pra chegar no Brasil? tem algo a ver com o Oscar mesmo?

(03:11:43) Fernanda Ezabella: Ai Rodrigo, essa é a grande questao que me atormentava muito quando estava no Brasil. Existem vários fatores (contin.)

(03:12:33) Fernanda Ezabella: Primeiro, as distribuidoras não conseguem salas no Brasil para colocar filmes desconhecidos e competir com blockbusters. Ajuda muito as distribuidoras menores, independentes, quando o filme vai ao Brasil com prêmios na bagagem.

(03:13:58) Mário fala para Fernanda Ezabella: como está a organização da festa da premiação por aí? muita movimentação já? alguma novidade neste ano? abraço!

(03:15:33) Fernanda Ezabella: Oi Mário, acho que nesta semana, nos dias logo depois do anúncio, o povo está mais tomando pé, preparando as estratégias para ganhar votos. Novidade grande mesmo, nenhuma. Os apresentadores serão James Franco (indicado a melhor ator por "127 Horas") e a Anne Hathaway. Acho ela bem sem graça...

(03:15:56) leticia fala para Fernanda Ezabella: muitas pessoas viram 127 Horas e não gostaram. Por que ele entrou na lista de indicados ao melhor filme?

(03:17:13) Fernanda Ezabella: Ah Letícia, a crítica aqui dos EUA gostou muito. O filme pegou a lista dos 10 melhores, mas não dos cinco diretores. Não tem muito chance de ganhar,, não.

(03:17:27) Alex fala para Fernanda Ezabella: o que vc acha de um filme mediano como O Discurso do rei estar sendo posto como maior adversario de A Rede Social..bem superior.......

(03:18:17) Fernanda Ezabella: Vocês sabiam que, se Jesse Eisenberg, 27 (Rede Social), ou se Jennifer Lawrence, 20 (Inverno da Alma), ganharem o OScar de melhor ator ou atriz, serão os mais jovens a conquistarem essas categorias? Mas acho difícil, há concorrentes fortes e veteranos.

(03:18:28) cigano fala para Fernanda Ezabella: Olá Fernanda, você viu o filme sobre o vick muniz? desculpe não sei se já coocaram essa pergunta

(03:19:13) Fernanda Ezabella: Oi Alex, são filmes muito diferentes. Acho os dois bons. E a Academia adora uma trama convencial, de época, com uma mensagem de esperança. O elenco está muito bom.

(03:20:14) Fernanda Ezabella: Oi Cigano, eu vi trechos do documentário do Vik Muniz. Não passou aqui ainda. Achei muito engraçado estar competindo com outro filme sobre mercado de arte, muito muito mais provocativo, que é o do Bansky.

(03:20:59) Junior fala para Fernanda Ezabella: boa tarde Fernanda, pergunta bem direta...porque Christopher Nolan não foi indicado novamente para melhor diretor??

(03:21:16) Fernanda Ezabella: Outra curiosidade. Bravura Indômita é apenas o quarto faroeste a ser indicado a melhor filme do ano na história do Oscar!

(03:23:34) Fernanda Ezabella: Ih Junior, esta é a pergunta que todo mundo está fazendo! Há algumas teorias, como a de que ele foi prejudicado pelo tipo de votação do Oscar, que é um sistema bem complexo, por preferência. Eu acho que simplesmente não há lugar para todos. São só cinco vagas. E os diretores indicados são muito bons. Não sou grande fã de A Origem. Mas de fato foi esquisito levar tantas indicações e não a de melhor diretor.

(03:23:48) Cinéfilo fala para Fernanda Ezabella: Olá Fernanda, eu estava torcendo para que Toy Story 3 ou A Origem, ganharem alguma coisa, mas parece que ambos perderam força nessa reta final da disputa, na sua opinião, isso se atribui a que?

(03:25:16) Fernanda Ezabella: Cinéfilo, Toy Story 2 tem chances de pegar algumas estatuetas, como roteiro adaptado e animação. Já A Origem, quem sabe roteiro original e efeitos especiais?

(03:25:44) Fernanda Ezabella: Aliás, A Origem concorre em efeitos especiais com "Além da Vida", do Clin. Achei bem bizarro.

(03:25:56) Fernanda Ezabella: Não Clin, e sim ClinT

(03:26:08) Clóvis Mendes fala para Fernanda Ezabella: Fernanda, o que vc acha que falta ao cinema brasileiro para se tornar uma potência cinematográfica mundial? Beijos sou seu fã.

(03:28:37) Fernanda Ezabella: Oi Clóvis, obrigada, não sabia que tinha fãs rs. Olha, o Brasil tem diretores muito bons e obviamente tem dinheiro também, público. Acho que faltam salas de cinema pelo país, e também boas histórias. Tropa de Elite 2 é bem superior ao filme sobre o Lula. Achei que foi uma escolha infeliz mandar o "Lula" pro Oscar.

(03:29:09) leo fala para Fernanda Ezabella: Fernanda, muita gente diz que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar. Isso é verdade? Os prêmios dos sindicatos não são mais importantes?

(03:31:37) Fernanda Ezabella: Sim sim Leo, os prêmios dos sindicados são mais importantes porque muitos dos votantes são também votantes da Academia. O Globo de Ouro é votado por jornalistas estrangeiros de Hollywood, umas 90 pessoas. Já a Academia tem uns 6 mil votantes. Acontece que o Globo de Ouro consegue reunir muitas celebridades na cerimônia e indica filmes que estão rodando por ai, na temporada de prêmios. São dezenas e dezenas de premios entregues entre novembro e janeiro.

(03:32:01) RodrigoFeres13 fala para Fernanda Ezabella: Hoje devo assistir O Discurso do Rei. Dizem que Colin Firth está muito bem, mas só vendo pra crer. Quem você acha que leva o Oscar de melhor ator Fernanda? Ps: Não gostei de The Kids are all right

(03:33:37) Fernanda Ezabella: Puxa Rodrigo, eu adorei The Kids are All Right (Minhas Mães e Meus Pais"). O Colin Firth está bem engraçado como o rei gago. Quando eu fui ver, não sabia necas da história. Dá a maior aflição. Ele é o franco favorito, sem dúvida. Seria uma bela surpresa se perdesse.

(03:34:10) leticia fala para Fernanda Ezabella: fernanda, e essa história de o javier bardem estar entre os indicados somente por causa de uma campanha feita pela julia roberts?

(03:36:45) Fernanda Ezabella: Oi Leticia, acho um certo exagero dizer isso. Os Bafta, da Academia britânica, também indicaram ele para melhor ator. O cara está muito bom, merecia outro Oscar. Mas acho que este ano vai dar Colin Firth. Aliás, em 2010, Firth também competiu com Jeff Bridges.

(03:36:56) Victor fala para Fernanda Ezabella: Além dos favoritos A Rede Social e Discurso do Rei, a lista dos 10 contam com mais filmes baseados em historias reais. A arte imita a vida é oq caracteriza essa proxima edicao do Oscar?

(03:37:46) Fernanda Ezabella: Uma curiosidade: o Bardem seria o sexto artista a ganhar nas categorias de atuação do Oscar usando outra lingua que não o inglês. Fora que ele já tem um Oscar, né.

(03:40:19) Fernanda Ezabella: É verdade Victor, não tinha reparado nisso. Uma das coisas que caracteriza este Oscar é a indicação de filmes mais "populares", que tiveram uma performance melhor nas bilheterias. Muitos superaram a marca dos US$ 100 milhôes arrecados, como Bravura Indomita, A Origem, Rede Social. Cisne Negro deve passar também. A exceção é "Inverno da Alma", um filme bem pequeno. E estreia amanha no Brasil. É muito bom, gostei.

(03:40:29) Marcelo Daniel fala para Fernanda Ezabella: lembro que o documentário Restrepo teve uma grande cobertura. Você assistiu? Ele pode ser uma ameaça ao doc com o Muniz?

(03:41:03) Fernanda Ezabella: arrecados = arrecadados -- perdão, digitando muito rápido!

(03:42:15) Fernanda Ezabella: Olá Marcelo, legal te ver aqui! Infelizmente não vi o Restrepo, está na minha lista. Eu choro muito com filmes de guerra! Mas sim, é com certeza o favorito entre os documentários. O "Lixo" foi uma surpresa, roubou a vaga de outros mais bem cotados.

(03:42:46) Adriano fala para Fernanda Ezabella: Fernanda, as injustiças do Oscar são muitas e elas começam antes mesmo da entrega das estatuetas. Em sua opinião, já houve alguma injustiça do Oscar 2011?

(03:45:02) Fernanda Ezabella: Adriano, temos que lembrar que o Oscar tem vagas limitadas, não dá para colocar todo mundo. Não diria "injustiças", diria "surpresas". O Nolan ter ficado de fora da categoria de direção foi chato. A animação "Meu Malvado Favorito" ficou de fora, entrou uma francesa. Foi surpreendente. Talvez uma "injustiça" tenha sido a Mila Kunis de fora de atriz coadjuvante. Ela está demais em "Cisne Negro".

(03:45:19) Clint pergunta para Fernanda Ezabella: Vc acha que não houve exagero com relação aos irmaos coen, parece que eles viraram os queridinhos da Academia, Qual é sua opiniao sobre isso.

(03:45:33) Fernanda Ezabella: Ah, e "Tron" ter ficado de fora de trilha sonora foi bizarro. A trilha é divina, do Daft Punk! Outra injustiça!

(03:47:44) Fernanda Ezabella: Concordo, Clint, eles são queridinhos demais. Não vi nada demais no filme deles. Mas veja só, eles foram indicados em muitas categorias técnicas: edição de som, mixagem, arte, figurino. Talvez consigam arrematar umas estatuetas aí.

(03:48:22) Adriano fala para Fernanda Ezabella: Fernanda, o que você achou do filme "Os famosos e os duendes da morte", do diretor Esmir Filho? Acho um filme belíssimo, que merecia estar concorrendo ao oscar de filme estrangeiro.

(03:49:09) Fernanda Ezabella: Um curiosidade: o filme dos Coen é um remake de um trabalho de 69. O original só teve duas indicações ao Oscar e ficou com a de melhor ator, para John Wayne.

(03:51:04) Fernanda Ezabella: Adriano, eu também adoro "Os Famosos", sem dúvida um dos melhores filmes de 2010. Mas é um trabalho que pende mais para um filme de arte do que um lance comercial que apeteça os membros da Academia. Porém, entre os filmes estrangeiros indicados neste ano, há um muito sui generis, chamado "Dente Canino". Se vc gostou dos Duendes, procure pelo Dente Canino. é um filme grego, bem legal.

(03:51:21) leticia fala para Fernanda Ezabella: fernanda, e sobre a audiência do Oscar estar caindo por causa da longa duração etc. Esse ano eles estão preparando algo novo além dos apresentadores já anunciados? Adoro a cerimônia, mas chega a madrugada, o tédio e a vontade de dormir...

(03:52:49) Fernanda Ezabella: Pois é, preciso checar essa história de audiência. Acho que em 2010 deu uma melhoradinha. Todo ano eles tentam dar uma apimentada, uma mudada. Mas acho que nada vai chegar perto do Ricky Gervais no Globo de Ouro, que foi bem engraçado.

(03:53:11) Lucas1601 fala para Fernanda Ezabella: Qual o seu filme favorito entre os indicados a melhor filme (o meu é a rede social)

(03:54:09) Fernanda Ezabella: Lucas, eu sou fã de "Cisne Negro", acho um filme de tirar o fôlego, uma montanha russa de emoções. Muita gente não gostou porque é estranho mesmo.

(03:54:34) Cinéfilo fala para Fernanda Ezabella: Fernanda, podiam chamar o Steve Carrel ou o Ricky Gervais para apresentar o Oscar, pois o Ricky arrasou nos globos e o Steve é one of the bests!! Pq insistem em chamar atores sem sal????

(03:55:06) Fernanda Ezabella: Pois é, totalmente sem sal! De acordo! Acho que eles morrem de medo do Gervais agora!

(03:55:19) re zarzin fala para Fernanda Ezabella: Olá Fernando...a música de Burlesque era favorita e nem sequer foi indicada..foi algum tipo de retaliação por parte dos votantes?

(03:55:26) Fernanda Ezabella: Eles são politicamente corretos, nunca chamariam alguém para chutar o balde.

(03:56:49) Fernanda Ezabella: Não sei Re, é tanta gente que vota que fica difícil falar em retaliação. É fato que Burlesque foi muito mal de crítica. Eu não vi, não curto musicais e fiquei com medo da Cher. rs

(03:57:04) Fê seu chará SP fala para Fernanda Ezabella: sou apaixonado por filmes e de todas as categorias mas você não acha que hoje em dia os filmes são bem produzidos e filmados mas os enredos deixam a desejar em comparação com alguns filmes de anos atrás?

(03:58:28) Fernanda Ezabella: Fala Fê, acho que vc está sendo muito saudosista. Tem muitos filmes bons indicados. Claro, sempre surge uma esquisitice, mas no geral acho qu tem para todo mundo.

(03:59:04) Fernanda Ezabella: Pessoal, obrigada pela participação, pelas perguntas. Agora vamos ficar de olho no dia 27. Um abraço!

(03:59:10) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fernanda Ezabella e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página