Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2011 - 18h36

Lollapalooza acontece no Chile neste fim de semana pela 1ª vez

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM SANTIAGO

O famoso festival de rock Lollapalooza comemora 20 anos e ocorrerá neste sábado e domingo em Santiago do Chile, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, com uma ampla gama de artistas do porte dos roqueiros do The Killers e do rapper Kanye West.

O festival, cuja expectativa é receber 100 mil pessoas, será realizado no parque O'Higgins de Santiago, um enorme espaço verde onde foram montados dois palcos nos quais tocarão 57 bandas, junto a outros espaços, como um jardim com dezenas de redes e uma área de shows de bandas para crianças (kidzapalooza).

Depois de 20 anos, o famoso festival itinerante buscava expandir-se internacionalmente em uma cidade onde houvesse um local com espaço suficiente para montar tudo de uma vez, reconheceu o roqueiro Perry Farrell, criador do Lollapalooza, que chegou dias atrás a Santiago para supervisionar pessoalmente os preparativos para as comemorações.

"Primeiro olhamos para a Europa, mas nesse continente já existem muitos festivais, e não podíamos competir com eles", disse à imprensa Farrell, líder da banda Jane's Addiction.

Fabien/Divulgação
O rapper Kanye West, que é uma das atrações do festival Lollapalooza Chile
O rapper Kanye West, que é uma das atrações do festival Lollapalooza Chile

"A América do Sul é ideal, porque o público é maravilhoso e ainda há muitas bandas que nunca tocaram na região, é uma terra virgem para festivais (...). O Chile nos oferecia as melhores perspectivas", explicou Farrell, que se apresentará junto à sua banda de estilo grunge surgida no início dos anos 1990.

Farrell criou o Lollapalooza --que significa algo inusual e extraordinário-- na cidade de Chicago em 1991, buscando imitar o mítico festival Woodstock realizado em seu país em 1969.

Durante seus 20 anos, passaram pelo Lollapalooza artistas ou bandas como Red Hot Chili Peppers, o rapper Ice Cube, a irlandesa Sinead O'Connor e os roqueiros do Metallica, entre outras bandas de fama mundial.

Na versão em Santiago, os protagonistas serão os roqueiros do The Killers, o famoso DJ britânico Fat Boy Slim, o rapper Kanye West, Cypress Hill, Deftones e Thisty Seconds To Mars, entre outros.

"É fantástico, estamos muito entusiasmados, não tocamos juntos há oito meses. Foi muito divertido voltar a ensaiar, dessa forma, estamos muito entusiasmados de voltar a tocar", afirmou o vocalista do The Killers, Brandon Flowers.

"Acabo de ser mimado pelo público do Brasil. Espero que o Chile supere! Acredito que o show no Chile vai ter menos sabor de carnaval e será um pouco mais agressivo", antecipou por sua vez Fat Boy Slim.

Da América Latina, subirão ao palco Zeta Bosio, ex-baixista do lendário grupo argentino Soda Stereo e agora DJ, além do grupo de rock Los Bunkers e a solista chilena Francisca Valenzuela.

Além da música, o público poderá visitar outros eventos, como o "Tech Square", um espaço onde testarão as últimas tendências tecnológicas, enquanto as crianças terão a oportunidade de ver artistas locais no "kidzapalooza".

Em torno de 1.000 voluntários ensinarão técnicas de reciclagem e de separação de lixo reutilizável.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página