Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2011 - 09h31

"Meridiano Azul" viaja pelo imaginário dos EUA desconhecidos

Publicidade

DANIEL MÉDICI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cairo, Illinois. Na pequena cidade onde se encontram dois dos mais importantes rios da América do Norte, o Ohio e o Mississippi, a diretora belga Sofie Benoot inicia uma jornada pela região dos EUA que ela chama de "Sul profundo". A viagem compõe a narrativa do documentário "Meridiano Azul".

Longe da imagem pulsante e rica dos grandes centros urbanos do país, a cidade, que perdeu quase 90% dos 20 mil habitantes que tinha no início do século passado, é uma prévia da desolação que o filme mostrará até o golfo do México.

No percurso, o espectador é apresentado a diversos residentes da região, que falam sobre suas vidas, sobre Deus, a crise econômica, o furacão Katrina. E também cantam.

"Os lugares que visito são muito importantes para a fundação da mitologia dos EUA, mas suas histórias permanecem desconhecidas", afirma Benoot. "Meridiano Azul" é a segunda parte de uma trilogia, ainda inacabada, sobre tais regiões "profundas" do país.

Divulgação
Cena de "Meridiano Azul", de Sophie Benoot
Cena do filme "Meridiano Azul", da diretora belga Sophie Benoot, que viaja pelo imaginário de EUA desconhecidos

Ao escolher o Mississippi como fio condutor, a diretora não considera apenas sua posição geográfica, mas também o lugar que ocupa no imaginário americano. "Ele define as fronteiras entre o Leste e o Oeste do país, mas também a divisão entre o Norte e o Sul. Ele representa as relações complexas entre terra e identidade nos Estados Unidos."

Tais relações se evidenciam nos depoimentos dos personagens. Uma senhora negra, fundadora de sua própria igreja, ensina jovens a não nutrir ódio pelos brancos. Um delegado da Louisiana relata como as prisões se tornaram uma das principais fontes de receita das cidades no entorno.

Outro homem conta a história da invasão silenciosa do kudzu, uma erva trazida do Japão que cresceu como praga por sobre plantações e casas abandonadas. "Uma espécie de símbolo da decadência", segundo Benoot.

Mais do que decadência, ela reconhece, sua câmera registra os Estados Unidos que precisam conviver com a pobreza. "O Sul tem uma história de guerra civil, catástrofes, luta por direitos, degradação da agricultura. Sempre foi uma região de dificuldades. É uma América em constante luta e ruína."

MERIDIANO AZUL
DIREÇÃO Sofie Benoot
QUANDO hoje, às 15h, no CCBB-SP, em São Paulo; e às 20h, no CCBB-RJ, no Rio
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página