Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2011 - 11h53

Violoncelista Antonio Meneses faz solo amanhã em SP

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem piano, nem orquestra: o violoncelista pernambucano radicado na Suíça Antonio Meneses sobe completamente sozinho nesta terça-feira ao palco do Cultura Artística -Itaim, abrindo a temporada 2011 do local.

Realizada pela Sociedade de Cultura Artística e pela Interarte, a programação terá 14 concertos até novembro, entre recitais de piano, música de câmara e música barroca, trazendo destaques como o grupo italiano de instrumentos de época Europa Galante (outubro), o duo do violonista Fabio Zanon com o flautista Marcelo Barboza (junho) e o pianista Roger Muraro (9 de maio).

Para amanhã, Meneses selecionou a "Suíte para Violoncelo Solo" do catalão Gaspar Cassadó (1897-1966), a primeira e a terceira suítes para violoncelo solo de Bach (1650-1785) e "Preambulum", do santista Almeida Prado (1943-2010), escrita sob encomenda do próprio violoncelista como introdução à "Suíte n. 3", de Bach.

"Não há nenhum grande mistério, pois são obras que tenho tocado ultimamente e que combinei neste recital", diz. "Só a peça do Almeida Prado é que escolhi especialmente como homenagem a ele depois de sua morte tão prematura". O compositor faleceu em novembro último.

"A diferença mais marcante é óbvia: você não tem com quem dividir a responsabilidade do concerto", afirma, sobre tocar solo. "Quando eu era garoto, meu pai dizia algo que me parece verdade até hoje: quando você entrar no palco para tocar uma suíte de Bach, são só você e Deus que estão lá."

Em julho deste ano, ele deve participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, voltando a São Paulo em outubro, para um concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal.

Em dezembro, deve entrar em estúdio com a pianista portuguesa Maria João Pires --com a qual tem tocado em importantes salas europeias, como o Concertgebouw, de Amsterdã, e o Wigmore Hall, de Londres, depois da estreia do duo, ano passado, justamente no festival de Campos do Jordão.

Para o prestigioso selo Deutsche Grammophon, Meneses e Pires devem fazer um álbum de repertório variado, incluindo obras de Beethoven, Schubert e Brahms, entre outros.

Outra incursão fonográfica será um CD com a orquestra britânica Northern Sinfonia, com a qual ele recentemente registrou os concertos para violoncelo de Haydn.

Desta vez, o grupo deve ser regido por Cláudio Cruz em um repertório ainda a ser definido, mas que deve incluir obras do compositor austríaco Hans Gál (1890-1987) e do russo Serguei Prokófiev (1891-1953).

ANTONIO MENESES
QUANDO amanhã, às 21h
ONDE Cultura Artística - Itaim (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.830, tel. 0/xx/11/3258-3344)
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO não informada

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página