Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 07h48

Folha lança amanhã caderno gastronômico com conteúdo multimídia e colunistas

Publicidade

DE SÃO PAULO

A partir de amanhã, a Folha amplia a sua cobertura de gastronomia com o lançamento do caderno Comida. Semanal, o suplemento circulará às quintas-feiras, em substituição à página sobre o tema publicada até a semana passada na Ilustrada.

Centrado na reportagem,o caderno pretende se destacar na prestação de serviços que facilitem a vida do leitor e na cobertura do processo de mudanças culturais que cercam o ato de comer.

Neste momento em que a cozinha brasileira ganha projeção internacional com a premiação de chefs e restaurantes paulistanos, Comida está atento a novos comportamentos do setor e se propõe a refletir a mudança no papel do cozinheiro hoje.

Juntam-se aos respeitados colunistas da Folha Josimar Melo e Nina Horta os chefs Alex Atala, do D.O.M., Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e Lourdes Hernández, "a cozinheira atrevida" que prepara comida mexicana em casa.

Na plataforma on-line, os blogs de Marcelo Katsuki, Alexandra Forbes, Eduardo Passareli, Cris Couto e Isabela Raposeiras serão agregados à página da Folha.com, que passa a oferecer também um banco de receitas.

O novo suplemento contemplará diferentes interesses gastronômicos, visando tanto aos leitores que gostam de comer fora quanto aqueles que cozinham em casa.

"O caderno já começa com uma produção multimídia. Um novo conteúdo on-line complementa as informações do jornal, como a TV Folha, os blogs de especialistas e as redes sociais", diz Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha. Entre outros programas, a TV Folha vai mostrar reportagens sobre os bastidores das cozinhas dos restaurantes e levar chefs às casas dos leitores para provar e avaliar a comida feita por eles.

Desprovido dos jargões gastronômicos, o caderno surge quando, com a expansão da renda dos brasileiros, mais leitores passam a frequentar os restaurantes.

PIONEIRISMO

A Folha foi pioneira na cobertura de gastronomia no país, com o lançamento do caderno Comida, que circulou entre 1988 e 1992. "Naquela época, o que se publicavam eram receitas. O interesse pela comida como cultura, pelo vinho e pelos chefs estava despertando. Nosso caderno serviu como uma grande vitrine para esse despertar", diz Josimar Melo, crítico da Folha e editor da primeira versão do Comida.

Com a descontinuação do produto, em 14 de fevereiro de 1992, a cobertura da gastronomia passou a ser publicada na seção "Fim de Semana", às sextas-feiras.
Em 5 de julho de 1996, uma seção fixa passou a sair na Ilustrada. O formato foi substituído em 24 de fevereiro de 2005 pela página publicada até a semana passada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página