Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2011 - 11h03

Novo CD de Lady Gaga é maçaroca de rascunhos esperando virar clipe

Publicidade

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Lady Gaga já disse que pode passar uma tarde testando esmaltes até achar o mais apropriado para o evento da noite. A mesma dedicação na hora de gravar poderia render um disco melhorzinho do que "Born This Way".

Numa primeira audição, soa desleixado, sem inspiração, como se todos os envolvidos estivessem ávidos por preencher o número combinado de faixas (14) para sair dali e fazer outra coisa. Um disco feito a toque de caixa.

Ouvindo com atenção, a conclusão é mais grave: o conceito do álbum é realmente preguiçoso. Não aparece ali a busca pelo novo, muito menos pelo diferente.

Para ficar apenas na comparação com Madonna, a maior referência estética e musical de Lady Gaga, o disco não tem uma balada como "Rain" ou uma canção "pra cima", como "Ray of Light". Aliás, o disco só tem uma coisa: dance music rasteira.

É uma maçaroca de beats copiados do electro europeu. Nenhuma faixa de "Born This Way" rivaliza com antecessoras como "Poker Face", "Monster" ou "Alejandro".

Martin Bureau/France Presse
A cantora norte-americana Lady Gaga
A cantora norte-americana Lady Gaga, que lançou recentemente seu novo álbum, intitulado "Born This Way"

A coisa fica mais assustadora quando se sabe que o disco tem oito produtores, entre eles uma lenda do hard rock, Robert "Mutt" Lange, o favorito do AC/DC. Como tanta gente diferente forjou tantas faixas parecidas?

Talvez seja hora de parar de analisar Lady Gaga por sua música. Escutar uma canção como "Judas" não basta. A faixa é só a massa da pizza. O videoclipe é o que vai dar o verdadeiro sabor.

Qual a graça de ouvir as novas "Bad Kids" ou "Heavy Metal Lover" sem saber qual o cabelo, a roupa, a maquiagem e o conceito do clipe?

As músicas de "Born This Way" parecem rascunhos à espera de arte final.

BORN THIS WAY
ARTISTA Lady Gaga
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 26, em média
AVALIAÇÃO ruim

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página