Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2011 - 09h04

Festival em SP tem shows gratuitos de Gang of Four e Miles Kane

Publicidade

DIOGO ANTONIO RODRIGUEZ
DE SÃO PAULO

Dentro da programação do 15º Cultura Inglesa Festival, o parque da Independência recebe uma pequena maratona de shows gratuitos de rock.

A partir das 11h, sete apresentações ocupam o palco do evento, com nomes como Miles Kane, Blood Red Shoes, The Mockers e os brasileiros da Cachorro Grande.

Fechando o dia, a partir das 18h30, os ingleses do Gang Four mostram seu punk dançante, mistura entre guitarras distorcidas e o suingue de James Brown.

Depois de ficar esquecida durante os anos 90, a banda voltou a ter relevância quando bandas da geração "discopunk", como Franz Ferdinand e Bloc Party, declararam ser influenciadas pelas batidas de "Entertainment", lançado em 1979.

Tom Sheehan/Reuters
Gang of Four
Com punk dançante e comentário social, Gang of Four faz apresentação gratuita em São Paulo neste domingo

RESSURGIMENTO

Em entrevista à Folha, Andy Gill, guitarrista, qualifica a última década do século 20 como "era da complacência": "Parecia uma época de riqueza, autossatisfação e uma crescente despolitização", diz.

Com "Content" (2010), primeiro álbum em 15 anos, o Gang of Four reviveu suas letras "influenciadas por Adorno e Benjamin" e conquistou ouvidos mais jovens.

O comentário social cheio de ironia ainda é o método preferido de composição.

A fórmula encantou o crítico musical Greil Marcus: "Em 'Do As I Say' [faixa do novo disco], que se passa durante a época em que as pessoas eram acusadas de serem bruxas, falamos sobre Guantánamo. Mas nós transformamos isso em piada".

As gerações mais recentes trouxeram o Gang of Four de novo à tona, mas, mesmo assim, Gill não consegue ver "nenhuma banda nova com letras interessantes, conceitos interessantes como nós fazemos".

Trata-se então de dançar e pensar? Gill é rápido: "Sempre fui resistente a essa definição porque me faz pensar em intelectuais, professores dançando vergonhosamente na pista. Não é preciso dançar para gostar de Gang of Four. Nem pensar [risos]".

CULTURA INGLESA FESTIVAL
QUANDO hoje, das 11h às 20h
ONDE parque da Independência (av. Nazaré, s/nº, tel. 0/xx/11/ 2273-7250)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO não informada

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página