Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2011 - 07h29

Eleição reaviva discussão sobre requisitos para entrar na ABL

Publicidade

FABIO VICTOR
DE SÃO PAULO

Merval Pereira, quem diria, foi parar nos "trending topics".

Ao ser eleito anteontem para uma cadeira da ABL (Academia Brasileira de Letras), o jornalista carioca --colunista de "O Globo" e comentarista do canal Globonews e da rádio CBN-- tornou-se um dos temas mais comentados no Twitter.

Virou assunto por reavivar uma surrada discussão: quem merece entrar na ABL e quais os requisitos para isso?

Pereira, dois livros publicados (uma reunião de artigos, sozinho, e uma série de reportagens, em coautoria), venceu com folga (25 votos a 13) o escritor Antônio Torres, 17 obras publicadas, entre romances, contos e crônicas.

A nova controvérsia deriva, na verdade, de um debate tão antigo quanto a ABL, fundada em 1897.

Em seu discurso naquele ano, Joaquim Nabuco (1849-1910), um dos fundadores, defendia a expansão dos limites da casa. "Algumas das nossas individualidades mais salientes nos estudos morais e políticos, no jornalismo e na ciência, deixaram de ser lembradas. A literatura quer que as ciências, ainda as mais altas, lhe deem a parte que lhe pertence em todo o domínio da forma."

A abertura é, ultimamente, uma política deliberada do presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.

Shows de samba na sede e condecorações a boleiros se inserem nesse quadro.

Editoria de Arte/Folhapress

CLUBE

O crítico literário Fábio Lucas, membro das academias Paulista e Mineira de Letras e candidato derrotado à ABL em 2008, considera que a casa está exagerando na dose.

"As academias [a ABL e as estaduais] estão reunindo mais notáveis de outras áreas do que da literatura. É justo que aspiremos um maior número de escritores."
O romancista Cristóvão Tezza aponta que a diversidade resulta do caráter clubístico da ABL. "É uma instituição privada, um clube, que estabelece seus próprios critérios e vive sob o impacto de ondas políticas."

Tezza diz não ter a menor vontade de integrar o clube.

Apontado como candidato imbatível, caso queira concorrer (o que considera "fora de cogitação"), o poeta Ferreira Gullar, colunista da Folha, avalia que é difícil uma casa nos moldes da ABL se manter fora do jogo de interesses e pressões políticas.

"Não pertenço a nenhuma instituição para não ter de lidar com esses problemas. Já tenho problemas demais", diz, ressalvando que considera Merval Pereira um escritor e um homem inteligente.

O jornalista e acadêmico Cícero Sandroni, que já presidiu a ABL, destaca o componente político de uma eleição na casa. "O Merval é um homem da mídia, alguém que, na política brasileira, tem importância. Isso pesa para alguns acadêmicos."

Como convém à ABL, um lugar de políticos no sentido mais amplo do termo, mesmo os que votaram contra Pereira já o acolhem.

"Votei no Torres, mas não quer dizer que não queira o Merval. Ele vem nos ajudar a construir uma academia mais ampla", diz Sandroni.

"Nem sempre a academia elegeu literatos. Muitos jornalistas foram e são acadêmicos, inclusive meu antecessor na cadeira 34, Carlos Castelo Branco. Claro que recebo prazerosamente o Merval como meu novo confrade", disse João Ubaldo Ribeiro, eleitor de Torres.

Editoria de Arte/Folhapress

Colaborou FÁBIO GRELLET, do Rio

-

Ouça comentários do repórter sobre a eleição na ABL:

Fabio Victor

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página