Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2011 - 17h13

Coldplay solta canções alegrinhas (e fraquinhas) para festivais

Publicidade

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

O Coldplay começou a cumprir um roteiro pesado em festivais, Serão vários, passando como headliners. Entre outros, o grupo pilotado por Chris Martin vai fechar noites no inglês Glastonbury, maior festival do planeta, no dia 25 de junho, e no Rock in Rio, em 1º de outubro.

Admiradores e crítica achavam estranho que a banda fechasse tamanha programação sem a perspectiva de um novo disco. Isso mudou. Sobre o lançamento de um álbum, ainda nenhum cheiro. Mas as músicas novas estão nos shows.

Por enquanto são cinco. Apenas uma, "Every Teardrop Is a Waterfall", chegou com status de lançamento oficial, disponibilizada no site da banda.

Fãs antigos do Coldplay estranharam o som dançante dessa canção. Fugindo do plágio, Martin creditou "inspiração" na música "I Go to Rio", do cantor australiano Peter Allen (1944-1992), famoso por temporadas em musicais da Broadway.

Assim como Allen, o Coldplay também derrapou na tentativa de criar clima de festa latina. "Every Teardrop Is a Waterfall" foi bombardeada sem dó nas redes sociais.

Ouça a música, liberada pela própria banda.

Veja vídeo

Entre as canções que já são tocadas nos shows, "Major Minus" e "Charlie Brown" são alegres, para colocar a plateia para pular e repetir os "uh uh uh uh" que fazem papel de refrão.

Durante show em Nurburgring, na Alemanha, Martin anunciou "Us Against the World" como uma música lenta, tão lenta que o público poderia dormir um pouco. Ele não estava brincando. Balada xaporosa, com direito a versos como "você deixou um buraco no meu coração".

Mas nem tudo desanima no "novo" Coldplay. A última das inéditas é "Hurts Like Heaven", uma deliciosa canção animada que gruda no ouvido com seu refrão rapidinho: "So cold, so cold, so cold, so cold...".

Veja vídeo

É pouco, claro. Há tempos o grupo não repete a força de "Yellow" ou "Clocks". Em menos de dez anos, o Coldplay foi de queridinhos da moçada inglesa esperta a banda mainstream para tocar nas rádios americanas.

Coincidência ou não, Glastonbury tem este ano sua edição mais "conservadora" (com Beyoncé e U2 como outros headliners) e o Rock in Rio poderia mudar de nome para Pop in Rio. É a praia do Coldplay 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página