Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2011 - 10h03

Prodigy mudou minha vida, diz Darwin Deez, que toca hoje em SP

Publicidade

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

Para o semanário britânico "NME", Darwin Deez é hoje um dos dez caras mais cool da música. Segundo a revista, ele é o melhor exemplo indie do lado bom de viver de acordo com princípios sagrados.

Assim como o beatle George Harrison, Deez tira suas forças dos ensinamentos de um mestre indiano, Meher Baba (1894-1969), a quem seus pais também seguem.

Contudo, o músico de 26 anos, que lançou no ano passado seu primeiro disco (sem previsão de lançamento no Brasil), diz não querer nenhum tipo de conteúdo religioso em suas músicas.

"Baba está presente em tudo o que eu faço na minha vida, mas não é uma inspiração direta para as músicas", explica o nova-iorquino, que toca hoje em festa fechada do canal Multishow, em São Paulo, e no próximo sábado, 2/7, no Circo Voador, no Rio.

"Eu não uso drogas, mas bebo álcool", conta. "Baba diz que cada um pode levar sua vida do jeito que quiser."

Divulgação
O nova-iorquino Darwin Deez, eleito um dos dez mais 'cool' da música pela revista 'NME
O nova-iorquino Darwin Deez, eleito um dos dez mais 'cool' da música pela revista 'NME'

Também como Harrison, Deez usa afinações diferentes de guitarra, que se tornaram marca registrada de suas músicas.

Primeiro foi "Constellations", lançada no fim de 2009. Mas a queridinha do público é mesmo "Radar Detector", que saiu em abril do ano passado.

"Comecei a tocar guitarra aos 11. Meus pais eram músicos, então nunca precisei pedir uma [guitarra] ao meu pai, ele sabia que eu queria."

Mas foi só alguns anos depois que o músico criou sua própria identidade. "Minha vida mudou quando ouvi Chemical Brothers e Prodigy pela primeira vez. Mas me lembro de ter começado a testar afinações de guitarra depois de ouvir o primeiro disco do Animal Collective ["Spirit They're Gone, Spirit They've Vanished", de 2000]", diz.

No repertório dos shows no Brasil, Deez deve incluir os principais hits do disco de estreia, mas nada de músicas novas. "Estou fazendo turnê direto, ainda não consegui parar para gravar", lamenta.

DARWIN DEEZ
QUANDO hoje, às 22h
ONDE Beco 203 (r. Augusta, 609; tel. 2339-0351)
QUANTO só para convidados
CLASSIFICAÇÃO não informada

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página