Publicidade
Publicidade
James Ellroy diz em Paraty que é "obcecado" por mulheres
Publicidade
ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA
Em entrevista coletiva na Flip, o escritor norte-americano James Ellroy, 63, divertiu os jornalistas com sua verve ácida e bem humorada.
"Quando os americanos falam em Brasil, pensam em três coisas: esquadrões da morte de extrema-direita, salsa e mulheres nuas. Eles deveriam vir aqui para ver como esse lugar é maravilhoso!"
Ellroy diz que quer morar em Paraty. "Este lugar é lindo, estou pensando seriamente em alugar uma casinha e me mudar para cá."
Na entrevista, Ellroy --que fez questão de dizer que as edições brasileiras de seus livros são "as mais bonitas e bem editadas versões estrangeiras de meus livros"-- falou sobre seu estilo seco e denso, nascido, segundo ele, quando um editor pediu que ele cortasse cem páginas do romance "Los Angeles: Cidade Proibida": "Eu tirei tudo que era excessivo no texto, deixei só o essencial".
| Leticia Moreira/Folhapress | ||
![]() |
||
| O escritor norte-americano James Ellroy durante entrevista na Pousada do Ouro, em Paraty |
O escritor falou de sua grande obsessão: mulheres. "Sou obcecado por elas, sempre fui, desde que minha mãe foi assassinada".
A mãe de Ellroy foi morta em 1958, quando ele tinha dez anos. A experiência não só o traumatizou por toda a vida como também fez crescer seu interesse por histórias de crime: "Eu acredito, de verdade, que uma pessoa que não teve uma relação conflituosa com a mãe não pode, depois, ter uma vida sexual saudável", disse, causando gargalhadas entre os presentes.
Ellroy revelou ainda detalhes sórdidos de sua juventude, como sua obsessão por entrar em casas de desconhecidos e cheirar as roupas íntimas de mulheres. "Mas eu nunca cometi nenhum assalto, como dizem por aí".
O autor ainda ironizou os jornalistas que usavam laptops na entrevista: "Sigam este conselho: larguem essas porcarias. Parem de entrar no Facebook. Parem de ler mensagens estúpidas no Twitter. Vão para a rua, vivam um pouco! O e-mail é o último recurso dos covardes".
Neste sábado (9), às 19h30, James Ellroy participa de um debate sobre sua carreira, mediado pelo jornalista e autor Arthur Dapieve.
+ canais
+ Notícias sobre a Flip
- "O Brasil foi apropriado por uma casta", diz Ferreira Gullar
- hugo mãe é aplaudido de pé ao ler carta sobre relação com o Brasil
- Contardo Calligaris fala sobre caso Battisti e defende Tabucchi
+ Notícias em Ilustrada
- Fracassos marcaram a vida de Edgar Allan Poe; ouça biógrafa
- Em coletânea, autores imaginam como será o fim do mundo
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- "Não conheço", diz Gal Costa sobre Marina Lima
- Lady Gaga cancela show em Jacarta devido a ameaças dos fundamentalistas
- "Memórias Póstumas" mudou minha vida, diz Zeca Baleiro
- "Mud" encerra mostra competitiva de Cannes; festival não tem favorito
- Britney Spears abandona gravação de "The X Factor"
+ Comentadas
- Deborah Secco vai interpretar a cantora Joelma nos cinemas
- Rock in Rio prepara edições no Peru e no México
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.










Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV