Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2011 - 10h35

Cantora Julieta Venegas traz faceta pop ao Brasil

Publicidade

DANIEL SETTI
ENVIADO ESPECIAL A ROSES (ESPANHA)

"O que quero é ir!" No camarim improvisado atrás do palco onde se apresentara, na noite de sexta-feira (22), em uma fortaleza do século 16 na catalã Roses, a mexicana Julieta Venegas, 41, resumia sua vontade de voltar ao Brasil.

Ela, que já esteve por aqui em duas turnês (a mais recente, em maio, se limitou a Porto Alegre), realizará seu desejo em agosto.

A cantora, compositora e multi-instrumentista mexicana se apresenta no dia 26, na segunda edição do festival Telefônica Sonidos, que reunirá no Jockey Club de São Paulo 18 atrações nacionais e de países hispânicos.

Robin Townsend/Efe
Cantora mexicana Julieta Venegas
Cantora mexicana Julieta Venegas se apresenta em São Paulo no dia 26 de agosto

Julieta repetirá com Marisa Monte o dueto em "Ilusión", que compuseram com Arnaldo Antunes, registrada em "MTV Unplugged Julieta Venegas" (2008).

Cinco dias depois, ela retorna à capital gaúcha, mostrando no Teatro Bourbon Country o seu pop elaborado e radiofônico, alavancado a partir de seu terceiro trabalho, "Sí" (2003).

"Percebi que até então tivera preconceito com as canções mais simples. Mas tinha vontade de cantar coisas assim. Procurava algo que expressasse muito com pouco."

Depois disso, estourou mundialmente com "Limón y Sal" (2006), que teve 2,5 milhões de cópias vendidas e lhe rendeu metade de seus seis Grammy.

Hoje, ela se define "mais próxima da música popular que da experimental".

"Mas, ainda que eu faça algo de música pop, não me identifico com artistas como Beyoncé, Shakira ou Jennifer Lopez. Sou mais compositora, vou por outro lado."

Oriunda de Tijuana, na fronteira com os EUA, a cantora é bilíngue, mas diz que não tem planos de "traduzir uma canção para o inglês ou o italiano".

"Prefiro traduzi-la ao português, não o fiz ainda porque não falo muito."

Sua sonoridade marcada por riffs de acordeom conquistou público variado com uma mescla também variada. "Mostro minha personalidade quando faço uma música. Adoro a música mexicana, mas também rock, hip-hop. A curiosidade me motiva."

O repórter DANIEL SETTI viajou a convite do festival Telefônica Sonidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página