Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
02/09/2011 - 19h38

Festival Poetas por Km² começa hoje no Centro Cultural SP

Publicidade

 

MARCIO AQUILES
DE SÃO PAULO

O 2011 Poetas por Km², no Centro Cultural São Paulo, conseguiu reunir a nata da poesia experimental brasileira contemporânea.

O festival começou hoje às 18h45, com a conferência inaugural de Fabio de la Flor. Arnaldo Antunes se apresenta às 20h.

Márcio-André mostrará seu poema-instalação inédito "Debug Is on the Table", controlado pelo poeta diretamente da Espanha durante os três dias do evento, em tempo integral.

Tendo como referência uma webcam, ele manipula poesia por meio de sons e imagens, interagindo com as pessoas que se aproximam.

"Minha proposta é apresentar o mesmo tipo de espetáculo que faço ao vivo, com a mesma complexidade técnica, mas valendo-se dos programas de acesso remoto. A presença imprescindível do performer, neste caso, é substituída pela evidenciação de sua ausência física", afirma ele.

Divulgação
Poema de Márcio-André a ser projetado no 2011 Poetas por km2
Poema de Márcio-André a ser projetado no 2011 Poetas por km2

Lucio Agra e Paulo Hartmann apresentam amanhã, às 20h30, a performance "(demo)lição", híbrido de apresentação musical improvisada com poesia oral e visual.

"Parte das projeções são experimentos feitos com gifs animados e softwares baratos, aliados a performance com a voz e com a música de improviso produzida ao vivo", diz Agra.

Marcelo Sahea apresenta no domingo, às 19h30, "Cavalo do Verbo", performance intermídia inédita de poesia sonora e digital.

"Apresento um texto autoral feito da colagem de poemas e jogos de linguagem. Vou explorar conceitualmente métodos sonoros de indução ao transe, típicos de rituais de magia, além de fenômenos vocais como a glossolalia e as onomatopeias", afirma Sahea.

Para o professor Jorge Luis Antonio, autor do livro "Poesia Digital", esses artistas representam bem a classe de autores que trabalha com "poesia fora da página".

"Eles trabalham com poesia performática cíbrida, que faz uso da arte, do design e da tecnologia, mas ainda é centrada nos aspectos poéticos", explica Luis Antonio.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade