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Rock in Rio deve movimentar quase R$ 1 bilhão
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PEDRO SOARES
DO RIO
A quarta edição brasileira do Rock in Rio, que começou nesta sexta-feira, promete gerar um impacto econômico de US$ 461 milhões (cerca de R$ 877 milhões) para o Rio de Janeiro, o que coloca o evento entre um dos maiores da cidade. O cálculo foi feito pela RioTur, empresa municipal de turismo.
A estimativa leva em conta o movimento em bares, hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos da cidade, além do que os turistas vão gastar no próprio local dos shows. A expectativa da Riotur é que sejam criados 10 mil empregos diretos e indiretos relacionados ao festival.
Boa parte do impacto no turismo se deve ao fato de 45% dos ingressos terem sido vendidos para pessoas de fora do Estado do Rio.
Diante da expectativa de colher bons frutos para a cidade, a Prefeitura do Rio e os organizadores já planejam mais duas edições: em 2013 e 2015, em anos intercalados com a Copa e as Olimpíadas.
A escolha da data também foi estratégica, segundo a RioTur. Isso porque o mês de setembro é de baixa temporada, fora do período de verão e sem nenhum outro grande evento na cidade. O Rio tem como maiores atrativos o Carnaval e o Ano Novo, além de toda a temporada de verão, que nos últimos anos conta com hotéis com quase 100% de ocupação.
*CI
O Rock in Rio acontece na Cidade do Rock, espaço construído às margens de uma lagoa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, numa área de 145 mil metros quadrados.
Na local, há praças de alimentação, brinquedos (roda-gigante, montanha-russa e outros), lojas de souvenires e, claro, dois palcos para apresentação dos shows --o Palco Mundo, que receberá as principais atrações, e o Sunset, que leva tal nome por estar localizado em direção ao por-do-sol.
Cedido pela prefeitura, o terreno onde a Cidade do Rock foi erguida será usado como instalações para os Jogos Olímpicos de 2016 e abrigará um parque para o lazer dos atletas.
A expectativa é que o público alcance 100 mil pessoas em cada um dos sete dias de evento. Se confirmada, será menos do que o 1,4 milhão de pessoas da primeira edição brasileira, em 1985, e inferior também ao 1,2 milhão de 2001. A edição de 1991 teve público de 700 mil pessoas.
Curiosamente, o Rock in Rio conta com mais edições internacionais do que brasileiras: são nove, ao todo, no exterior. Em Lisboa, o festival acontece bianualmente desde 2004; em Madri teve apresentações nos anos de 2008 e 2010.
Em ambos os casos, os shows foram realizados em espaços maiores do que a atual Cidade do Rock carioca, mas sempre com menos público do que no Brasil.
Wagner Meier/Fotoarena/Folhapress | ||
Público forma fila para entrada no primeiro dia do Rock In Rio |
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