Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2011 - 17h45

Morre o quadrinista Sergio Bonelli, roteirista de "Tex"

Publicidade

DA ANSA, EM MILÃO

O roteirista italiano de histórias em quadrinhos Sergio Bonelli, criador dos personagens Zagor e Mister No, morreu esta segunda (25) em Monza, aos 79 anos.

Bonelli, nascido em Milão, em 1932, começou a apresentar problemas de saúde em agosto, durante suas férias no sul da França, e estava internado.

Ele é considerado o maior nome dos quadrinhos italiano e foi responsável por continuar as histórias de "Tex", criado em 1948 por seu pai, Gian Luigi Bonelli, com o ilustrador Aurelio Galleppini (Galep), que conta as aventuras do vaqueiro Tex Willer no Texas na segunda metade do século 19.

O roteirista fundou a Sergio Bonelli Editore, a maior editora do gênero na Itália, que em 1986 começou a publicar as HQs de "Dylan Dog", um detetive paranormal criado por Tiziano Sclavi, cujas vendas chegaram a superar as do próprio "Tex".

Os quadrinhos de "Tex" foram publicados no Brasil pela editora Globo. As histórias foram traduzidas também para o espanhol, francês e inglês.

João Paulo Maropo
ORG XMIT: 213901_0.tif Gibis da série do herói do faroeste Tex, na gibiteca da Fundação Casa Grande, onde meninos e meninas criam programas de rádio e de TV, trilhas sonoras e gibis. (Foto: João Paulo Maropo) *** PROIBIDA A PUBLICAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS ***
Gibis do caubói Tex, cujo roteirista Sergio Bonelli morreu nesta segunda (25)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página