Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2011 - 08h30

Interior de São Paulo entra no circuito da arte com novo museu

Publicidade

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

O colecionador João Carlos de Figueiredo Ferraz, 59, abre ao público amanhã em Ribeirão Preto, no interior paulista, o instituto que leva seu nome e pretende pôr a região no mapa das artes do país.

Com um acervo de quase mil obras, entre quadros, esculturas e instalações, Ferraz, paulistano que vive na cidade do interior desde os anos 80, pode ser considerado um dos maiores colecionadores do país, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

Veja galeria de fotos do Instituto Figueiredo Ferraz

Entre os artistas de seu acervo estão Leda Catunda, Adriana Varejão, Vik Muniz, Tunga, Iole de Freitas e Nuno Ramos, além de estrangeiros.

Agnaldo Farias faz a curadoria de "O Colecionador de Sonhos", mostra de abertura do museu, com 154 obras do acervo de Ferraz. A visitação, de terça a sábado, é gratuita.

Segundo Farias, um acordo com a Pinacoteca do Estado, o Instituto Tomie Ohtake e o Itaú Cultural deverá propiciar a ida de exposições desses espaços, na capital paulista, para exibição no Instituto Figueiredo Ferraz.

"Vamos receber e também propor exposições", afirma Farias, que já foi curador da Bienal de São Paulo.

Fora do eixo Rio-SP, a referência para a arte contemporânea é Inhotim, instituto próximo a Belo Horizonte, com um acervo de 500 obras.

"Boa parte das obras lá foram elaboradas para aquele espaço. No meu caso, é o oposto: eu tinha já coleção e faltava espaço para ela."

O colecionador quer, agora, concretizar um segundo desejo: promover em 2013 uma exposição inédita que reúna obras de artistas que despontaram na década de 1980 em torno do ateliê Casa 7. Nuno Ramos, que fez parte do grupo e está na mostra atual, diz que faltam ações no país como a de Ferraz.

"Vejo um número razoável de colecionadores, mas poucos que conseguem mostrar a coleção ao público."

INSTITUTO FIGUEIREDO FERRAZ
QUANDO de ter. a sáb., das 14h às 18h; até 3/4/2012
ONDE r. Maestro Ignácio Stabile, 200, Ribeirão Preto (SP), tel. 0/xx/16/3623-2262
QUANTO grátis

Silva Júnior/Folhapress
Obras que estão em exposição no instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto
Obras que estão em exposição no instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página