Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2011 - 12h21

Países latinos apostam em thriller e western para corrida do Oscar

Publicidade

FERNANDO MEXÍA
DA EFE, EM LOS ANGELES

O cinema latino aposta em gêneros como o thriller e o western para disputar o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2012, que encerrou na terça-feira o prazo para que os países apresentem suas produções.

Na lista que conta com "Tropa de Elite 2", o suspense uruguaio "A Casa" e o peruano "Octubre". Na última hora foi incluído o faroeste argentino "Aballay, O Homem Sem Medo".

O México será representado por "Miss Bala", inspirado no caso da ex-miss que foi presa com sete traficantes e depois libertada por falta de provas. Já "As Cores da Montanha", de Carlos César Arbeláez, sensibilizou a Colômbia com a história de dois meninos que tentam recuperar uma bola em um campo minado.

Divulgação
Cena do filme catalão "Pa Negre", que foi o selecionado pela Espanha para disputar vaga no Oscar
Cena do filme catalão "Pa Negre", que foi o selecionado pela Espanha para disputar vaga no Oscar

Pela primeira vez, a Espanha optou por um filme falado em catalão, depois do sucesso de "Pa Negre", que ganhou nove prêmios Goya. Já a Venezuela escolheu "El Rumor de Las Piedras" para representar o país com uma narrativa que tem como pano de fundo a tragédia de Vargas, um deslizamento de terras causado por intensas chuvas em 1999.

Wim Wenders ("Asas do Desejo") representa a Alemanha com seu documentário "Pina", uma homenagem à coreógrafa Pina Bausch. Portugal e Chile também escolheram homenagear suas figuras culturais com "José e Pillar", que conta a vida amorosa do escritor José Saramago, e "Violeta Se Fue a Los Cielos", sobre a cantora Violeta Parra.

Embora seja muito cedo para falar de favoritos, tradicionalmente os filmes franceses e italianos costumam chamar atenção, o que tentaram este ano com os dramas "Declaration of War" e "Terraferma", respectivamente.

Vencedores em Cannes, "Once Upon a Time in Anatolia" (Turquia) e "Footnote" (Israel) também se destacam na lista, assim como o iraniano "Nader and Simin: A Separation" e o húngaro "The Turin Horse", que triunfaram na Festival de Berlim.

A China buscou a influência de Hollywood com "The Flowers of War" do diretor Zhang Yimou ("O Clã das Adagas Voadoras"), que contou com o ator americano Christian Bale, enquanto a Rússia recorreu à fórmula de sucesso de "Burnt by The Sun", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1995, e lançou "Burnt by The Sun 2: Exodus".

Iniciado na terça-feira, o processo de seleção dos indicados começa com um filtro que reduz em nove títulos a lista que também conta com "Le Havre" (Finlândia), "Attenberg" (Grécia), "Postcard" (Japão), "As if I Am Not There" (Irlanda), "Morgen" (Romênia) e "Monsieur Lazhar" (Canadá).

Os selecionados serão divulgados no dia 24 de janeiro, um mês antes da cerimônia da premiação da Academia de Hollywood que acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página