Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
05/10/2011 - 17h25

"Chega de declarações e de entrevistas", diz Lars von Trier

Publicidade

 

DA REUTERS, EM LONDRES

O diretor dinamarquês Lars von Trier disse nesta quarta-feira (5) que não vai fazer mais declarações públicas ou dar novas entrevistas, depois de a polícia o ter interrogado em função de declarações em maio que levaram à sua expulsão inesperada do Festival de Cinema de Cannes.

Von Trier disse que a polícia da região da Zelândia, no norte da Dinamarca, o interrogou sobre as acusações feitas por promotores de Grasse, na França, em agosto, relacionadas à controvérsia de Cannes.

Em comunicado à imprensa, o diretor provocativo e premiado de filmes que incluem "Ondas do Destino", "Dançando no Escuro", "Anticristo" e "Melancolia", disse que as acusações se devem "à possível violação da proibição, na lei francesa, da justificação de crimes de guerra."

Sua expulsão de Cannes, onde no passado ele tinha conquistado o prêmio máximo, a Palma de Ouro, aconteceu após uma coletiva de imprensa em que Von Trier, brincando, se descreveu como nazista e simpatizante de Hitler.

Yves Herman/Reuters
Após polêmica, Lars von Trier disse que não dará mais entrevistas
Após polêmica, Lars von Trier disse que não dará mais entrevistas

Suas declarações causaram revolta entre grupos judaicos e os organizadores de Cannes, mas muitos dos presentes ao festival consideraram a punição excessivamente dura, considerando que o diretor estaria falando em tom de brincadeira e em inglês, que não é sua primeira língua.

O cineasta de 55 anos pediu desculpas, mas a proibição foi mantida.

"Devido a essas acusações sérias, percebi que não possuo a habilidade de me expressar de modo inequívoco e, por isso, decidi de hoje em diante me abster de qualquer declaração pública ou entrevista."

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade