Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2011 - 09h04

Mostra de Cinema de SP enxuga programa para priorizar inéditos

Publicidade

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Depois de anos sofrendo de um gigantismo aparentemente sem volta, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo puxou os freios.

Sua 35ª edição, que vai de 21 de outubro a 3 de novembro, apresentará 250 títulos -150 a menos que em 2010.

O principal motivo para a redução está na adoção de um novo critério: somente filmes inéditos no Brasil foram selecionados entre os longas estrangeiros. Boa parte da programação compartilhada com o Festival do Rio e o CineBH foi deixada para trás.

A diretora Renata de Almeida explicou que o enxugamento foi proposto pelo criador da Mostra, Leon Cakoff, que está atualmente internado por conta de um câncer.

"O Garoto de Bicicleta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, abrirá o festival, a ser encerrado por "Fausto", do russo Aleksander Sokurov, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011.

A seleção reúne boa parte do que esteve no Festival de Cannes deste ano: "Era uma Vez em Anatolia", do turco Nuri Bige Ceylan (Grande Prêmio do Júri), "Habemus Papam", de Nanni Moretti, "Pater", de Alain Cavalier, e "Loverboy", do romeno Catalin Mitulescu.

Há ainda filmes recentes de Jafar Panahi, Miranda July, Julie Gavras e Werner Herzog.

Mostras especiais terão cópias restauradas de "Taxi Driver", "Laranja Mecânica", "O Leopardo" e "La Dolce Vita, e retrospectivas do turco Elia Kazan e dos russos Aleksei German e Sergei Paradjanov.

Editoria de Arte/Folhapress
35 Mostra internacional de cinema de São Paulo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página