Notícias da folha

Valor Econômico: Responsabilidade social e sustentabilidade

O compromisso do jornal "Valor Econômico" com a responsabilidade social e a sustentabilidade no mundo dos negócios traduz-se em diferentes iniciativas editoriais e parcerias com entidades do terceiro setor e empresariais para a concessão de prêmios que estimulam a adoção de novos parâmetros de gestão empresarial.

O "Valor" foi o primeiro veículo da grande imprensa a publicar um caderno regular sobre responsabilidade social corporativa. O suplemento mensal, que nasceu com o nome Empresa & Comunidade e com a evolução do conceito passou a se chamar Negócios Sustentáveis, acompanha ações corporativas voltadas ao desenvolvimento sustentável que vão de encontro a um dos princípios expressos em seu editorial de lançamento, em maio de 2000: "A função de promover o desenvolvimento social e combater injustiças não cabe apenas ao Estado. As empresas e demais agentes econômicos também precisam se engajar nessa tarefa e este jornal estará sempre pronto para apoiar iniciativas com esse objetivo."

Alinhado com esse compromisso, o jornal também desenvolve suplementos e revistas sobre temas estratégicos na agenda da sustentabilidade: energia limpa, tecnologias verdes, investimentos sustentáveis, mudanças climáticas, biodiversidade, entre outros.

Parcerias com empresas

O "Valor Econômico" firmou parcerias com grandes empresas do país para divulgar a agenda da sustentabilidade e debater de forma aprofundada questões estratégicas: mudanças climáticas e biodiversidade estão entre os temas contemplados, com a realização de seminários e publicação de suplementos e revistas com análises e reportagens sobre a gestão comprometida com o equilíbrio entre resultados financeiros e impactos ambientais e sociais. Temas como a nova lei de resíduos sólidos, energia renovável, etanol, mobilidade urbana, cidades sustentáveis, entre outros, também foram alvo de iniciativas similares.

Prêmio Valor Social / Parceria com a Amcham no prêmio Eco

O "Valor Econômico" - em parceria com o Instituto Ethos e Responsabilidade Social e o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente - promoveu de 2000 a 2008 o Prêmio Valor Social, com o objetivo reconhecer e homenagear as companhias que se destacam por seu trabalho na área da responsabilidade social e sustentabilidade. A partir de 2008, o Valor é parceiro da Câmara Americana (Amcham) no Prêmio Eco, uma iniciativa cujos objetivos e público são similares aos que norteavam o prêmio Valor Social. A parceria foi feita para somar esforços na multiplicação das iniciativas sustentáveis das empresas.

Prêmio Ethos -Valor

Implementado em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social no primeiro ano de existência do Valor, o Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas aproxima os futuros líderes empresariais e formadores de opinião do conceito de gestão corporativa comprometida com o crescimento social, humano e econômico, com a preservação da ética e com o respeito ao meio ambiente. O prêmio chega em 2010 à sua décima edição e completa um ciclo de sucesso. A partir da avaliação de que os conceitos já estão incorporados e bastante desenvolvidos na academia, a iniciativa será reformulada em 2011.

"Valor Econômico" (diário)

O jornal "Valor Econômico" publica regularmente em suas editorias - Brasil, Empresas & Negócios, Investimentos e Finanças - reportagens vinculadas às boas práticas de gestão. Os índices de sustentabilidade são acompanhados de forma sistemática; as práticas de governança corporativa têm tratamento de destaque e as ações ambientais e programas que contribuem para o desenvolvimento sustentável também têm espaço garantido. Textos analíticos e debates sobre o tema são também parte relevante do tablóide Eu &, caderno cultural do Valor que é editado semanalmente.

Sustentabilidade em diferentes canais

A unidade de projetos especiais está estruturando um projeto para ampliar as iniciativas voltadas à sustentabilidade no "Valor". Com uma abordagem multimídia, o jornal vai reforçar a cobertura da gestão sustentável e desenvolver ferramentas para que as empresas tenham referenciais sobre as melhores práticas e consigam acompanhar a rápida evolução do tema no Brasil e no mundo.

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos
Atendimento ao Assinante | ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade


 

Smart TV Smart TV Diversas ofertas a partir de R$ 856,11

Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tênis | Mais...