Saltar para o conteúdo principal
 
03/11/2011 - 11h00

"A mente do internauta está caótica, poluída, impaciente e sem rumo", diz autor

da Livraria da Folha

Há uma grande incógnita sobre o que acontecerá com as gerações que já nasceram ou cresceram com acesso à internet. Para o jornalista Nicholas Carr, elas correm sérios riscos de serem menos inteligentes, focadas e mais ansiosas do que as anteriores. "Caótica, poluída, impaciente e sem rumo", em suas palavras.

Reprodução
Obra diz que internet pode reduzir nossa inteligência e concentração
Obra diz que internet pode reduzir nossa inteligência e concentração

Com a ajuda de descobertas recentes da neurociência, o comunicador alerta, em "A Geração Superficial: O Que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros" (Agir, 2011), para os possíveis riscos que a rede traz à nossa capacidade de cognição. O livro foi finalista do prêmio Pulitzer 2011 na categoria não-ficção.

Na obra, o autor produz um estudo sobre as conseqüências culturais e intelectuais da rede. Para isso, mostra como o pensamento humano foi moldado ao longo do tempo por ferramentas tecnológicas como o alfabeto, o relógio, a tipografia e o computador e mostra que essas mudanças têm impacto direto na estrutura do cérebro e de suas ligações neurais.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O jornalista compara os efeitos, em nossa mente, de um livro, que exige concentração e interpretação, com a internet, onde apenas corremos os olhos pelas coisas, que são superficiais e se alteram com velocidade. Para ele, a mudança radical da organização do pensamento irá comprometer nossa capacidade de concentração, contemplação e aprofundamento nos assuntos.

Por isso, ele defende que usemos a internet de forma planejada, com uma postura mais calma e que nos dediquemos a apenas um assunto por vez, como tentativa de preservar o raciocínio e a inteligência como os conhecemos hoje.

"A Geração Superficial" têm lançamento previsto para o dia 15 de novembro e já está disponível, em sistema de pré-venda na Livraria da Folha.

*

"A Geração Superficial: O Que a Internet Está Fazendo com os Nossos Cérebros"
Autor: Nicholas Carr
Editora: Agir
Páginas: 384
Quanto: R$ 42,90 (desconto especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

*

Veja também...

Divulgação
Neurocientista revela os segredos do funcionamento da memória
Neurocientista revela os segredos do funcionamento da memória
Divulgação
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa
Divulgação
Jornalistas analisam o WikiLeaks e a figura de Julian Assange
Jornalistas analisam o WikiLeaks e a figura controversa de Assange
 
Voltar ao topo da página