Saltar para o conteúdo principal
 
08/12/2011 - 12h00

"Não Somos Racistas", livro-polêmica de Ali Kamel, completa 5 anos

da Livraria da Folha

Lançado em 2006, no auge das discussões sobre cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, o livro "Não Somos Racistas" (Nova Fronteira) foi uma das publicações mais discutidas daquele ano. Escrito pelo jornalista e sociólogo Ali Kamel, o volume causou bastante polêmica ao sustentar a ideia de que não somos racistas no Brasil e de que poderíamos nos tornar ao criar as cotas.

Reprodução
Polômico, livro dividiu opiniões durante discussões sobre cotas
Polômico, livro dividiu opiniões durante discussões sobre cotas

Grande parte dos indignados foi contra o raciocínio do autor com o argumento de que embora aconteça de forma velada, o preconceito racial ainda é uma pratica comum e pode ser considerado um dos fatores que definem as características socioeconômicas do país. Muitos criticaram o texto por ter um tom pessoal, sem o uso de pesquisas e análises de profundidade.

Leia trecho de "Folha Explica: Racismo no Brasil"
Aproveite as ofertas de Natal da Livraria da Folha
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite nossa página no Facebook

Do outro lado, a publicação foi adotada pelas pessoas contrárias às cotas, que passaram a usá-la como principal base nos acalorados debates que acometeram a maior parte das rodas de conversa da época, o que lançou a popularidade do livro --seja para citá-lo ou rechaçá-lo-- às alturas.

Ali Kamel também é autor de "Dicionário Lula", uma análise em cima dos discursos do ex-presidente Lula, e "Sobre o Islã", reflexão do autor sobre religiões e terrorismo.

*

"Não Somos Racistas"
Autores: Ali Kamel
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 144
Quanto: R$ 22,90 (preço promocional, por tempo limitado),
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página