Saltar para o conteúdo principal
 
22/03/2013 - 14h30

Leia trecho de 'Folha Explica: A Moda'

da Livraria da Folha

Escrito por Erika Palomino, "A Moda", examina os diferentes estilos, o funcionamento dos bastidores dos grandes desfiles e do mercado. Parte da coleção "Folha Explica", o volume não se prende apenas ao produto finalizado, mostra, também, a indústria têxtil e traz um panorama da moda no Brasil.

Dois volumes oferecem panorama dos principais estilistas
Elegância é confundida com pura superficialidade, diz psicanalista
Especialista escreve sobre o mercado de luxo brasileiro

Leia um trecho do exemplar.

*

A ERA DOS MEGADESFILES

Reprodução
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livro
Jornalista Erika Palomino explica conceitos da moda em livro

Vieram depois apresentações grandiosas e mirabolantes: a era dos megadesfiles. Um tinha de ser mais absurdo do que o outro, para conseguir mobilizar mais mídia e mais gente famosa. Artistas e personalidades começaram a desfilar também nas passarelas, junto com os modelos.

Tudo era válido: o importante era aparecer. Foi ali que surgiu o produtor de desfiles Paulo Borges, que trabalhara no teatro e na revista Vogue, com a editora Regina Guerreiro. Ele dividia com Carlos Pazetto as principais superproduções da época. Acabou se destacando quando, sob o patrocínio da marca de cosméticos da empresária Cristiana Arcangeli, realizou o primeiro Phytoervas Fashion, apresentando as coleções de Walter Rodrigues, da Cia. de Linho e de Alexandre Herchcovitch, em fevereiro de 1994.

O Phytoervas foi a primeira tentativa de lançamentos fixos. O evento, com edições de inverno e verão, foi crescendo gradativamente. Durou dois anos e serviu também para apresentar ao mercado os desfiles autorais de Jorge Kauffman, Fause Haten e Marcelo Sommer.

Naquele mesmo ano de 1994, a Forum decidiu voltar-se para referências da cultura popular brasileira com seu megadesfile na estação Júlio Prestes, em São Paulo. Era a primeira vez que uma grande marca de difusão assumia valores brasileiros - ainda que pasteurizados. Foi um sucesso nas vendas e na imprensa. Pela primeira vez na década, discutia-se a necessidade de uma identidade brasileira na produção do país. No ciclo de debates "Atitude 1 Ano", produzido pela Folha de S.Paulo em novembro de 1994, estilistas, fotógrafos, produtores e profissionais do setor abordaram (também pela primeira vez naquela década) a questão da identidade nacional.

Do outro lado do Atlântico, o Brasil virava notícia no Planeta Fashion, com o sucesso de Ocimar Versolato no prêt-à-porter de Paris. Versolato alcançou o estrelato na temporada de março de 1995 e, em certo momento, chegou a rivalizar até com John Galliano. Foi nessa mesma estação que Gianne Albertone, uma brasileira de 13 anos que parecia mulher feita, chamou a atenção nas passarelas milanesas.

Começava a decolar-- também na moda --a autoestima dos brasileiros, apoiada pela nova moeda, o real, lançado em julho de 1994.

O Calendário Brasileiro de Lançamentos

Assim, com a economia estabilizada, o passo seguinte seria o Morumbi Fashion Brasil, outra iniciativa de Paulo Borges. Com incrível talento empreendedor, Borges levantou sólidos patrocínios, tendo como pilar principal o shopping center paulistano que batizou o evento. Foi a mais consistente ação já vista em território nacional para estabelecer um calendário de lançamentos, que serviu para normatizar e organizar todos os elos da cadeia têxtil no país. A primeira edição aconteceu em julho de 1996, e o Morumbi Fashion foi desde o início um sucesso de mídia. Os patrocinadores eram a garantia de que o evento não iria dissipar-se de um ano para o outro.

*

Folha Explica A Moda
Autor: Erika Palomino
Editora: Publifolha
Páginas: 104
Quanto: R$ 16 (preço promocional*)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página