Saltar para o conteúdo principal
 
23/01/2012 - 16h00

Livro relata vida e obra do criador da pedagogia do oprimido

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra.

Em "Paulo Freire", volume da coleção Folha Explica, o leitor conhecerá a vida e obra do brasileiro que refletiu sobre os fundamentos da educação e apresentou novas propostas pedagógicas. O livro foi escrito pelo professor Fernando José de Almeida, autor de "Educação e Informática os Computadores na Escola" e "Avaliação Educacional em Debate Experiências no Brasil e na França". Abaixo, leia um trecho do exemplar.

Ex-aluno de Paulo Freire escreve livro sobre o mestre
"Box: Paulo Freire" traz três clássicos da pedagogia
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à pedagogia

*

Divulgação
"Folha Explica" analisa a vida e a obra do educador Paulo Freire
"Folha Explica" analisa a vida e a obra do educador Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (1921-97) ocupou todos os espaços da imaginação dos educadores na década de 1970, como um verdadeiro Antonio, o Conselheiro, que os conclamava à denúncia e à luta. Sóbrio, com palavras duras e ousadas contra um regime mundial de injustiças, via na educação popular - escolar ou não - o caminho de superação libertária, da conscientização e da luta dos oprimidos.

Insistia que só os oprimidos podiam libertar os opressores. Nunca o contrário. Em qualquer parte do mundo. Mas dava evidência especial aos povos mais ligados a nós, brasileiros, pela similaridade, como os dos países da África e da América Latina.

Nascido e criado num Nordeste sofrido, teve não só o aval de ter vivido na própria pele muitas das cruezas da vida como de ter militado em todos os domínios da educação: da alfabetização de jovens e adultos até a pós-graduação em Currículo, dos movimentos populares e eclesiais aos cargos políticos na terceira maior cidade do mundo.

A maior contribuição teórica de Paulo Freire foi ter ligado suas propostas educativas ao pensamento dialético de Marx, às proposições cristãs de Emanuel Mounier e à fenomenologia de Merleau-Ponty. É na encruzilhada dessas teorias que ele deposita os fundamentos de suas ideias e métodos. Libertação, diálogo, conscientização e alfabetização como primeira leitura do mundo: são esses os conceitos básicos de sua pedagogia.

Livros como Pedagogia do Oprimido, Educação Como Prática da Liberdade", A Importância do Ato de Ler e, traduzidos para mais de 20 línguas, espalharam seu pensamento pelo mundo, o que lhe rendeu o título de Doutor Honoris Causa em 34 universidades de quatro continentes.

Seu trabalho foi marcante principalmente nas áreas da alfabetização, da conscientização popular e da organização curricular, em países ou regiões marcados pela opressão e pelas desigualdades educacionais e econômicas. Novos conceitos de alfabetização como instrumento de libertação e participação trazem para a cultura dos excluídos uma valorização inédita e uma nova forma de dignidade humanizadora. A África, muitos países da América Latina e da Ásia, assim como populações diversas dos Estados Unidos e da Europa, tiveram e têm nas práticas e reflexões de Paulo Freire instrumentos de organização educativa, base de movimentos sociais, ecumênicos e de formação de escolas.

Ainda hoje, no início do século 21, muitas são as estruturas pedagógicas em fábricas, grupos de jovens, organizações sindicais ou de mobilização social (contra a Aids, por exemplo) que usam o método de Paulo Freire em seus projetos.

*

"Paulo Freire"
Autor: Fernando José de Almeida
Editora: Publifolha
Páginas: 104
Quanto: R$ 18,90*
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página