Saltar para o conteúdo principal
 
03/08/2012 - 14h30

Livro conta a história do marqueteiro que salvou os Jogos Olímpicos

da Livraria da Folha

No início da década de 1980, os Jogos Olímpicos estava à beira da falência. Em 1983, Michael Payne foi chamado para criar uma estratégia de marketing para transformar o evento esportivo. Cinco anos mais tarde, ocupou a primeira cadeira de diretor de marketing do COI (Comitê Olímpico Internacional), e acabou gerenciando uma das marcas mais cobiçadas do mundo.

Divulgação
História dos Jogos Olímpicos contada por uma lenda do marketing esportivo
História dos Jogos Olímpicos contada por uma lenda do marketing

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada aos esportes
Leia trecho de 'O Guia dos Curiosos: Jogos Olímpicos'

Em "A Virada Olímpica", Payne narra essa história junto ao COI e os 20 anos de trabalho que o transformaram em uma lenda do marketing esportivo.

Hoje, parece impensável, mas os Jogos já foram considerados um "caso perdido". Somado as dificuldades financeiras, o mundo ainda vivia a Guerra Fria. As disputas internacionais resultaram em boicotes ao evento --Los Angeles (1984) e Moscou (1980).

Na mesma época, a indústria do marketing esportivo "alcançou a maturidade", segundo o autor. Apesar da crise, a instituição conseguiu manter os valores éticos que fazem parte de seu discurso, detalhe que serviu para seduzir novos patrocinadores.

"Paradoxalmente, esse sucesso financeiro foi conquistado com menos associação comercial, não com mais. Houve uma redução enorme no número de parceiros de marketing", conta no livro.

Publicado pela Casa da Palavra, "A Virada Olímpica" traz o selo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

*

"A Virada Olímpica"
Autor: Michael Payne
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 320
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página