Saltar para o conteúdo principal
 
12/04/2013 - 15h20

'Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa' combate a autoilusão

da Livraria da Folha

"Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa Autor" traz 48 mentiras que contamos diariamente a nós mesmo. O autor, o jornalista David McRaney, aponta as maneiras preferidas que a humanidade usa para se autoiludir.

Divulgação
Livro revela 48 mentiras que contamos a nós mesmos constantemente
Livro revela 48 mentiras que contamos a nós mesmos

O mito principal é o de que sabemos quando estamos mentindo para nós mesmos --por exemplo, falhar em uma dieta, criar uma desculpa para os outros e acreditar nela. O autoengano é mais confortável do que o fracasso.

"Do maior cientista ao mais humilde artesão, todo cérebro dentro de todo corpo está infesto de noções preconcebidas e padrões de pensamento que o desnorteiam sem que o cérebro perceba".

Segundo McRaney, nossas opiniões não são fruto de uma análise racional e objetiva. Nossos julgamentos são resultantes de ideias que confirmam o que já acreditamos. Ou seja, costumamos ignorar o que desafia nossas noções preconcebidas.

"Você passa pela vida formando opiniões e juntando remendos de uma história sobre quem você é e por que faz as coisas", escreve.

O autor parece não esperar reconhecimento se o livro mudar a vida de alguém. Segundo ele, os humanos assumem que sabiam o tempo todo algo que acabaram de aprender.

*

"Você Não É Tão Esperto Quanto Pensa"
Autor: David McRaney
Editora: LeYa
Páginas: 256
Quanto: R$ 33,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página