Saltar para o conteúdo principal
 
24/06/2013 - 11h37

Motivações econômicas deram força à Primavera Árabe, diz autor

da Livraria da Folha

Dentre os motores dos movimentos no norte da África e no Oriente Médio iniciados no fim de 2010, "grande parte das revoltas possui motivações econômicas, que, combinadas com fatores políticos e culturais, dão uma visão mais ampla das complexas razões que fomentaram as manifestações", conta Fernando Brancoli em "Primavera Árabe: Praças, Ruas e Revoltas".

"Não é coincidência que manifestantes no Cairo brandissem bisnagas de pão durante as manifestações, transformando o alimento em um símbolo do levante", escreve.

Para elaborar o texto, o autor usou dados coletados nos países em que ocorreram, e ainda ocorrem, as manifestações que receberam a nomenclatura genérica de Primavera Árabe por similaridade cultural.

Divulgação
Manifestações derrubaram antigos governantes e fortaleceram ditaduras
Aborda os protestos nos países árabes iniciados no fim de 2010

Segundo Brancoli, "é preciso tomar distância das perspectivas opostas, em que os protestos eclodidos na região são vistos como 'revoltas exclusivamente democráticas' --em uma perspectiva maniqueísta de 'libertação do povo contra ditadores maléficos'".

"Em muitos casos, as insurreições têm como escopo, simplesmente, a troca das lideranças e do status quo."

O livro se divide em capítulos temáticos nos quais os protestos são analisados e as modificações nas estruturas políticas são examinadas. Questões sobre soberania e intervenção humanitária também receberam a atenção do autor como pontos fundamentais no debate das relações internacionais.

Graduado em jornalismo e mestre em estudos estratégicos, Fernando Brancoli é doutorando em relações internacionais pelo programa interinstitucional de pós-graduação em relações internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP).

*

"Primavera Árabe: Praças, Ruas e Revoltas"
Autor: Fernando Brancoli
Editora: Desatino Editora
Páginas: 144
Quanto: R$ 25,20 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página