Saltar para o conteúdo principal
 
22/11/2013 - 07h40

Livros ajudam a lidar com os filhos após divórcio

da Livraria da Folha

Enfrentar a separação dos pais pode ter se tornado uma situação comum, mas o divórcio nem sempre é algo fácil para as crianças entenderem. Para ajudar pais e filhos, a Livraria da Folha selecionou alguns livros que abordam o tema.

Juíza expõe tática usada para confundir investigação de paternidade
Pais e mães abandonaram suas responsabilidades, diz autor

Divulgação
Guia para cuidar das emoções dos filhos após a separação
Guia para lidar com as emoções dos filhos após a separação

Escrito por Lisa René Reynolds, terapeuta de casais e de família, "Ainda Somos uma Família" debate como pais separados podem lidar de maneira saudável com as emoções e como evitar que rancores prejudiquem o convívio com os filhos.

Com apenas seis anos, Libby Rees passou por uma situação que muitas crianças enfrentam atualmente: o divórcio dos pais. Porém, apesar da pouca idade, ela encontrou uma maneira de superar esse momento tão difícil: escrever uma lista de ações que a ajudassem a lidar com o problema e colocá-las em prática.

O resultado é "Brincar de Ser Feliz", um livro repleto de pequenas ideias originais que estimula os pequenos leitores a vencer as dificuldades típicas da infância. Com maturidade emocional, a autora compartilha suas estratégias simples e prova que o caminho para a felicidade é muito divertido.

Destinado aos homens que convivem com a alienação parental, quando a mãe afasta deliberadamente os filhos do ex-marido, "Ex-Marido, Pai Presente" traz informações fundamentais para aqueles que desejam evitar e reverter o problema, conquistando assim o direito de participar da vida e do desenvolvimento dos filhos.

Divulgação
Livro traz dicas para não cair na armadilha da alienação parental
Livro traz dicas para não cair na armadilha da alienação parental

Em "Ajudando os Filhos a Sobreviverem ao Divórcio", Archibald D. Hart ensina o que deve ser feito para ajudar os filhos a enfrentarem as dificuldades decorrentes do divórcio dos pais.

Escrito pela suíça Brigitte Schär, "Mamãe É Grande Como uma Torre" apresenta aos jovens leitores a separação dos pais sob o ponto de vista infantil. Uma jovem garota tenta obter explicação para o fato de sua mãe ter partido ao exprimir que sua mãe é a maior do mundo e que seu pai cabe dentro de uma caixa de sapato.

Por meio de um recurso poético para analisar como ela lida com a separação de seus pais, a garota associa o tamanho da mãe à falta que ela lhe faz. Com belas imagens do premiado ilustrador alemão Jacky Gleich, o tema delicado da solidão recebe um toque de leveza.

A partir de poemas e ilustrações que acompanham os textos, "Pertinho de Você" ajuda a conversar com as crianças e a passar pelo divórcio dos pais. Com linguagem clara e direta, permite que meninos e meninas entendam como ficará a relação deles com os pais e o que esperar depois que o pai ou a mãe sair de casa.

Ao fim do volume há um roteiro para pais e professores que ressaltam os pontos principais e sua localização na obra para trabalhar com as crianças.

"Famílias e Terapeutas: Casamento, Divórcio e Parentesco" aborda as significações atribuídas pelos membros destas famílias aos lugares no parentesco. A autora constata que um dos grandes dilemas da família envolvida em divórcio e novo casamento refere-se à definição de direitos e obrigações no interior do grupo familiar.

De leitura leve e bem-humorada, em "Bem-Vinda ao Clube do Divórcio", a jornalista Rosaura Rodriguez conta sua experiência, como as crises existenciais, a recaída e até o primeiro encontro amoroso pós-divórcio.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página