Saltar para o conteúdo principal
 
21/07/2014 - 16h46

Escritor sugere que leitores ouçam rock enquanto leem; leia entrevista

FABIANA SERAGUSA
EDITORA-ASSISTENTE DA sãopaulo

Sabe quando uma música faz você se lembrar de uma época, de uma pessoa, de um momento? No livro "Álbum Duplo - Um Rock Romance" (Record), a vida do protagonista Marlo é recheada de canções - tem Beatles, Bob Dylan, Lou Reed, Renato Russo, Led Zeppelin, Belchior, Doors e muitos outros.

Divulgação
Paulo Henrique Ferreira é autor de "Álbum Duplo", que deve ser lido ao som de rock
Paulo Henrique Ferreira é autor de "Álbum Duplo", que deve ser lido ao som de rock

O autor é o jornalista Paulo Henrique Ferreira, diretor de mídias sociais do Grupo Lance! e apaixonado por rock. Neste seu livro de estreia, ele usou as canções para compor a espinha dorsal da história. Na própria capa há um aviso de "indicado ler com trilha e headphone".

"Eu sempre buscava esse tipo de obra nas livrarias, mas só encontrava de autores estrangeiros", conta Paulo, que disse ter visto espaço para esse estilo na literatura brasileira. "São músicas e artistas que eu amo, e as canções foram surgindo no decorrer da narrativa."

Ele explica que, no momento de raiva do protagonista, por exemplo, o livro sugere ouvir Rolling Stones; nas cenas relacionadas a drogas, The Doors; nas de sacanagem, Lou Reed; e por aí vai.

DROGAS, BALADAS E... AMOR

Escrita durante oito meses e inspirada no livro "O Encontro Marcado", de Fernando Sabino, a história fala sobre Marlo, um rapaz que ganha uma segunda chance para viver um grande amor. Mas até ele perceber e aceitar que está na hora de "virar a chave" para a vida adulta muita coisa acontece.

Drogas, sexo, baladas, desilusões, agitos, tudo isso faz parte do processo que leva o protagonista a "ser autêntico, virar homem e aprender a amar", nas palavras de Paulo.

Mas não é só fã de rock que vai gostar do "Álbum Duplo". Segundo o autor, "as canções foram feitas por homens que questionaram e foram questionados", por isso ajudam na reflexão sobre questões mais profundas sobre caráter, desafios de cada idade etc.

"Acho que o 'Álbum Duplo' deve ser valorizado por ser um projeto ousado, de escritor de primeira viagem, e que traz músicas desse nível para o público leitor no Brasil."

NOVO LIVRO A CAMINHO

Já existe um novo romance em fase final de redação. "Enquanto o 'Álbum Duplo' fala do amadurecimento de um indivíduo, esse próximo livro é sobre a virada de chave de toda uma geração", adianta Paulo, que vai falar sobre essa nossa geração, meio sem rumo, que "já vive em um novo século mas com os modelos e o peso do século anterior."

"Estamos vivendo em um abismo entre um tempo que já deveria ter acabado e um século que ainda não começou de fato."

Nesse novo livro, a relação com a música não será "tão visceral", conta o autor, mas a obra também terá referências pop e de algumas músicas. É esperar para ler... e ouvir.

*

"ÁLBUM DUPLO - UM ROCK ROMANCE"
AUTOR Paulo Henrique Ferreira
EDITORA Record
QUANTO R$ 23,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

 
Voltar ao topo da página