Saltar para o conteúdo principal
 
07/08/2014 - 14h15

Historiadora usa revistas femininas para retratar a mulher dos anos dourados

da Livraria da Folha

Entre 1945 e 1964, período chamado de anos dourados, as revistas femininas registraram mudanças nos costumes e nas regras de comportamento. A historiadora Carla Bassanezi Pinsky parte de publicações com "Jornal das Moças", "Claudia", "Querida" e "O Cruzeiro" para retratar o papel da mulher no pós-guerra.

Divulgação
Um tempo em que traições masculinas eram perdoadas em nome da harmonia conjugal
Quando a traição masculina era perdoada em nome do casamento

"Mulheres dos Anos Dourados", resultado do estudo de Pinsky, apresenta uma época em que casar era fundamental, a harmonia conjugal estava acima das traições dos maridos e eletrodomésticos eram o sonho de consumo delas.

"A leitura das revistas traz à tona a 'natureza dos sexos' e nos apresenta, entre outras, as figuras da 'boa esposa', da 'moça de família', da 'jovem rebelde', do 'bom partido', do 'marido ideal', da 'outra' e a da 'leviana, com quem os rapazes namoram, mas não se casam'", diz. "Também revela concepções de 'harmonia conjugal', 'jeitinho feminino', 'felicidade', tais como eram divulgadas à época".

No livro, a autora trata o que é "ser homem" e "ser mulher", e o que é "masculino" e "feminino", como conceitos históricos. Por isso, muitas dessas noções de gênero podem parecer estranhas, e até revoltantes, para o leitor do século 21.

Segundo ela, o objetivo é "fazer com que nada passe por imutável, para que as diferenças sexuais não signifiquem mais desigualdades sociais. Afinal, não estamos falando de história natural, mas de história social".

Formada em história com mestrado em história social pela USP (Universidade de São Paulo) e doutorado em ciências sociais pela Unicamp, Pinsky também assina, entre outros títulos, "História das Mulheres no Brasil", "História da Cidadania" e "Nova História das Mulheres no Brasil". Leia trecho de "Mulheres dos Anos Dourados".

*

MULHERES DOS ANOS DOURADOS
AUTORA Carla Bassanezi Pinsky
EDITORA Contexto
QUANTO R$ 49,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página