Saltar para o conteúdo principal
 
28/10/2015 - 15h10

Aprenda com Freud e Nietzsche a lidar com questões da vida

da Livraria da Folha

Fundada em 2008 como um empreendimento social, a organização The School of Life explora, em aulas e workshops, questões fundamentais da vida, como desenvolver potenciais, encontrar inspiração no trabalho e fazer relacionamentos durarem uma vida inteira. A coleção homônima reúne o conteúdo dos programas resumidos em livros.

Divulgação
Muitas vezes, filhos podem passar por um período em que rejeitam os pais e tudo que lhes parece valioso
Muitas vezes, filhos podem passar por um período em que rejeitam os pais e tudo que lhes parece valioso

Um dos maiores pensadores da história da humanidade, Friedrich Nietzsche influenciou correntes intelectuais, políticas e artísticas. Escrito por John Armstrong, "Lições de Vida: Nietzsche" utiliza as ideias do pensador para explicar dilemas do cotidiano. Já o pesquisador de psicoterapia e saúde mental Brett Kahr explora os pensamentos de Freud em "Lições de Vida: Freud".

O processo de envelhecimento é um dos maiores medos da sociedade contemporânea, que tenta evitá-lo a todo custo. Em "Como Envelhecer", a socióloga da saúde Anne Karpf defende uma nova percepção sobre a idade. Apresentando diversos estudos de caso, a autora sugere que o passar dos anos pode ser enriquecedor e defende uma mudança de narrativa.

Hoje, metade da população adulta do planeta passa mais tempo no trabalho conectado do que desconectado, seja pela internet ou celular. Em "Como Viver na Era Digital", o escritor e comentarista Tom Chatfield questiona os efeitos da necessidade de estar sempre conectado, examinando como a vida online afeta a mente humana e dando dicas de como prosperar em um século dominado pela cultura digital.

Em "Como Lidar com a Adversidade", Christopher Hamilton explora maneiras de aprender com decepções e fracassos, utilizando exemplos históricos, literários e científicos. Professor de filosofia da religião no King's College de Londres, Hamilton mostra maneiras de reconhecer adversidades como uma fonte de aprendizado capaz de definir nossa existência.

Mais do que incentivar a busca pela felicidade, o livro "Como Desenvolver Saúde Emocional" encoraja o leitor a cultivar saúde emocional.

Escrito por John-Paul Flintoff, escritor e locutor que trabalhou durante anos no "Financial Times" e no "Sunday Times", "Como Mudar o Mundo" reúne perspectivas históricas, políticas e culturais para ajudar o leitor a superar a inércia e a indiferença, identificar preocupações e dar o primeiro passo em direção à mudança.

Divulgação
Livro traz estratégias para eliminar o medo da solidão e aproveitar a própria companhia sem ansiedade
Livro traz estratégias para eliminar o medo da solidão e aproveitar a própria companhia sem ansiedade

"Como Ficar Sozinho" apresenta estratégias para eliminar o medo da solidão e aproveitar a própria companhia sem ansiedade. Neste livro, Sara Maitland explica por que a solidão acontece em um momento em que autonomia e individualismo são extremamente valorizados e mostra como a experiência de estar sozinho traz inspiração para levar uma vida gratificante.

Livros sobre dinheiro costumam seguir dois caminhos: como ganhar mais ou como viver com menos. Em "Como se Preocupar Menos com Dinheiro", John Armstrong reflete sobre a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro e o significado atribuído a ele.

Em 'Como Pensar Mais Sobre Sexo", Alain de Botton argumenta que o sexo do século 21 - ainda tratado como tabu - está fadado a ser um jogo de equilíbrio entre amor e desejo, aventura e comprometimento. Neste livro, ele fala sobre fetichismo, adultério, pornografia e desejo para instigar o leitor a refletir sobre os dilemas da sexualidade moderna.

Com conceitos sociológicos, psicológicos e filosóficos, "Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida" apresenta dicas de como encontrar um trabalho gratificante, explorando a contradição entre precisar ter dinheiro e o desejo de fazer algo significativo com nossos talentos.

O estilo da vida moderna torna difícil se sentir calmo, satisfeito ou aberto a novas experiências. Em "Como Manter a Mente Sã", a escritora e psicoterapeuta Philippa Perry explica como mente humana funciona e apresenta exercícios que aumentam a criatividade e reforçam o senso de perspectiva.

-

 
Voltar ao topo da página