Saltar para o conteúdo principal
 
29/09/2016 - 09h01

Relação positiva com o fracasso pode levar ao sucesso

da Livraria da Folha

Divulgação
Ideia apresentada no livro é abordagem para a alta performance; Conceito permite criar ambiente seguro para errar
Com base em estudos de casos, livro apresenta abordagem para a alta performance no mundo dos negócios

Cada aeronave comercial do mundo é equipada com uma caixa-preta praticamente indestrutível. Quando há qualquer tipo de acidente a caixa é aberta, a informação é analisada e especialistas descobrem o que exatamente deu errado.

Os dados coletados são publicados e os procedimentos mudam para que os mesmos erros não ocorram novamente. O método utilizado nas últimas décadas criou um histórico de segurança impressionante na indústria da aviação.

A ideia de lidar melhor com os erros no mundo dos negócios em geral está por trás do livro "O Princípio da Caixa-Preta", de Matthew Syed e publicado pela editora Objetiva.

Formado em filosofia, política e economia pela Universidade de Oxford, Syed é colunista do "Times" de Londres e colabora a para a BBC como comentarista de rádio e televisão.

No livro ele aponta que fracasso é algo que todos temos de enfrentar de tempos em tempos - da derrota do nosso time de futebol a uma entrevista de emprego em que não nos saímos muito bem - e por isso, saber lidar com ele é um dos fatores determinantes para o sucesso em qualquer área.

O autor apresenta estudos de caso e entrevistas exclusivas para mostrar que uma atitude positiva diante de um erro pode ser um ótimo diferencial. No livro, ele utiliza inúmeras fontes para explorar os padrões sutis do erro humano e nossas respostas defensivas a ele.

Casos de empresas que utilizam o "princípio da caixa-preta" como a Dropbox, a equipe de Fórmula 1 da Mercedes e até mesmo de atletas como David Beckham são analisados pelo autor.

*

O PRINCÍPIO DA CAIXA-PRETA
AUTOR Matthew Syed
EDITORA Objetiva
QUANTO R$ 46,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página