Saltar para o conteúdo principal
 
11/01/2017 - 11h18

Livro mostra como gestão de ativos públicos pode impulsionar economia

da Livraria da Folha

Divulgação
Consultores abordam em livro como a gestão com foco no rendimento dos ativos públicos pode impulsionar a economia
Consultores abordam em livro como a gestão com foco no rendimento dos ativos públicos pode impulsionar a economia

Para além da polaridade entre esquerda e direita, os autores Dag Detter e Stefan Fölster abordam no livro "A Riqueza Pública das Nações" como a boa administração dos ativos públicos pode impulsionar a economia de um país.

No livro lançado pela editora Cultrix, eles observam que os governos do mundo inteiro têm bilhões de dólares em ativos públicos como corporações, florestas e monumentos históricos e que na hora de resolver problemas do endividamento dos países, nada disso entra na conta.

O livro propõe caminhos para que o poder público possa utilizar esses recursos públicos para aumentar seus rendimentos, reduzir custos e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

Os autores analisam o caso de países como Cingapura, Áustria, Suécia e Finlândia e revela como a boa gestão destes recursos podem reduzir a dívida e os impostos, custear investimentos dos próprios governos em áreas como infraestrutura e até mesmo fortalecer a economia.

A obra defende que o parâmetro da boa administração destes ativos públicos deve ser o rendimento e não a propriedade. Aponta também que a medida poderia ajudar os Estados no combate à corrupção.

Como nem tudo são flores, o livro também destaca os efeitos danosos da má gestão dos recursos e como isto pode prejudicar o crescimento econômico.

Dag Detter é consultor de investimentos na Europa e na Ásia, especializado em identificar ativos de elevado potencial que exibem um desempenho fraco. Stefan Fölster é diretor executivo do Reform Institute, um think-tank de Estocolmo cujo foco são as reformas inovadoras.

*

A RIQUEZA PÚBLICA DAS NAÇÕES
AUTORES Dag Detter e Stefan Fölster
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 43,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página