Saltar para o conteúdo principal
 
17/02/2017 - 09h01

Henrique Fogaça ensina a preparar moqueca de peixe com banana-da-terra em livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Chef e jurado do "Masterchef", Henrique Fogaça mescla histórias de sua vida e carreira com receitas dos restaurantes que comanda
Jurado do "Masterchef", Fogaça mescla histórias de sua vida e carreira com receitas dos restaurantes que comanda

Conhecido por sua atuação como jurado no programa "Masterchef" da Band, Henrique Fogaça lança pela Edições Tapioca o livro "Um Chef Hardcore".

Na obra, o chef apresenta sua história e de sua família, fala sobre a infância e juventude e a luta para conquistar seu espaço na capital paulista.

A biografia é permeada por 30 receitas assinadas pelo chef, que hoje comanda os restaurantes Sal Gastronomia, Admiral's Place, Cão Véio e Jamile. Entre elas está a moqueca de peixe com banana-da-terra. Veja o passo a passo abaixo.

Vocalista da banda de hardcore Oitão, Henrique Fogaça nasceu em Piracicaba e foi criado em Ribeirão Preto. Ainda no interior, começou a cursar arquitetura e em pouco tempo percebeu que essa não era a sua praia. Aos 22 anos mudou-se para São Paulo.

Cursou administração com ênfase em comércio exterior e trabalhou em um banco. Começou suas experimentações gastronômicas cozinhando para si mesmo, até se matricular no curso de chef executivo da FMU.

Luna Garcia/Estúdio Gastronômico/Divulgação
Moqueca de peixe com banana-da-terra; receita do livro "Um Chef Hardcore", de Henrique Fogaça
Moqueca de peixe com banana-da-terra; receita do livro "Um Chef Hardcore", de Henrique Fogaça

*

Moqueca de peixe com banana-da-Terra
4 porções
Receita do Jamile

Moqueca
5 g de alho picado
100 g de cebola roxa
50 g de pimentão amarelo
50 g de pimentão vermelho
50 ml de leite de coco
50 ml de creme de leite fresco
50 g de tomate pelado
20 ml de azeite de dendê
150 g de banana-da-terra
óleo de soja, manteiga de garrafa e sal a gosto

Peixe
800 g de peixe (pescada amarela ou robalo ou namorado)
100 g de castanha-do-pará
sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Farofa
80 g de cebola branca
50 g de manteiga
1 pimenta-dedo-de-moça
100 g de farinha de mandioca crua (fina)
manteiga de garrafa
sal a gosto
coentro a gosto para finalizar

1. Para preparar a moqueca, pique o alho, a cebola roxa, o pimentão amarelo e o vermelho e refogue em uma panela com óleo de soja.

2. Sempre mexendo, acrescente o leite de coco, o creme de leite, o tomate, o azeite de dendê e tempere com sal. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.

3 Corte a banana em rodelas e leve ao fogo em uma frigideira com um pouco de manteiga. Quando estiver dourada, passe a banana para a mistura da moqueca. Reserve.

4. Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e um pouco de azeite e doure-o em uma frigideira com azeite. Passe o peixe para uma assadeira, cubra com a castanha-do-pará picada grosseiramente e leve ao forno por cerca de 8 minutos.

5 Enquanto isso, prepare a farofa: Corte a cebola em pequenos cubos e leve ao fogo em uma panela com manteiga. Refogue até murchar um pouco. Acrescente a pimenta-dedo-de-moça cortada em rodelas e sem sementes, a farinha de mandioca, um pouco de manteiga de garrafa e tempere com sal. Misture bem e reserve.

6 Para servir, faça uma base no prato com a moqueca, coloque o peixe por cima e guarneça com a farofa. Salpique as folhas de coentro por cima.

Dicas do chef O pargo é um peixe de corte baixo, não precisa descansar antes de ir ao forno. Pode ser selado do lado da pele por cerca de 2 minutos e 1 minuto do outro lado antes de ser levado direto ao forno. Se for utilizar outro peixe, cuidado com a textura pois cada peixe tem um tempo de preparo diferente.

*

UM CHEF HARDCORE
AUTOR Henrique Fogaça
EDITORA Edições Tapioca
QUANTO R$ 79,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página