Saltar para o conteúdo principal
 
20/03/2017 - 17h29

Especialista revela como funciona esquema de sequestro e tráfico humano

da Livraria da Folha

Divulgação
Especialista em terrorismo e lavagem de dinheiro, autora revela como funciona a rede de sequestro e tráfico de refugiados
Especialista em terrorismo e lavagem de dinheiro, autora revela como funciona a rede de tráfico de refugiados

A economista Loretta Napoleoni apresenta os resultados de sua investigação sobre atividades de sequestro e tráfico de seres humanos no livro "Mercadores de Homens", lançado pela Bertrand Brasil.

Expert em terrorismo e lavagem de dinheiro, Napoleoni iniciou suas pesquisas sobre o tema do tráfico humano, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

O livro é resultado de conversas que a autora teve com negociadores de reféns, membros de missões de resgate, especialistas em contraterrorismo, funcionários de órgãos de segurança e ex-reféns, entre muitos outros.

Nestas conversas, Napoleoni descobriu que a Lei Patriot, decretada pelos Estados Unidos em outubro de 2001, forçou os cartéis de drogas colombianos a procurarem rotas alternativas para o contrabando de cocaína para a Europa, além de outras formas para a lavagem de seus ganhos financeiros ilícitos.

Uma das rotas escolhidas passava pela África ocidental e atravessava o Sahel, uma faixa que se estende do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho, cruzando mais de cinco mil quilômetros do continente africano e do deserto do Saara. Nesta região, jihadistas armados passaram a se dedicar também ao tráfico de drogas, ao sequestro de estrangeiros e, mais tarde, ao tráfico de imigrantes, com as atividades se interligando e se retroalimentando.

No livro, a autora expõe os detalhes desta trama e mostra como a desestabilização da Síria e do Iraque, junto da ascensão do Estado Islâmico, ofereceu a esses grupos criminosos novas oportunidades de negócios no Oriente Médio - desde a venda de reféns ocidentais para grupos jihadistas ao tráfico de refugiados que chegam à casa dos milhões.

A autora conversou também com imigrantes da Síria e conta as humilhações que têm sofrido na tentativa de entrar na Europa.

Autora de livros como "Economia Bandida", "A Fênix Islamista" e "Maonomics", Loretta Napoleoni é presidente do grupo de financiamento de ações antiterroristas do Clube de Madri. Foi correspondente e colunista dos jornais "La Stampa", "Corriere dela Sera", "La Repubblica", "El País" e "Le Monde". Tem mestrado em relações internacionais e economia pela Universidade Johns Hopkins e doutorado em terrorismo pela London School of Economics.

*

MERCADORES DE HOMENS
AUTORA Loretta Napoleoni
EDITORA Bertrand Brasil
QUANTO R$ 42,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página