Saltar para o conteúdo principal
 
15/03/2017 - 09h01

Vencedores do Pulitzer revelam detalhes da revolução cubana em livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro narra história de ex-militar que deixou a vida nos Estados Unidos para se unir à luta de guerrilheiros em Cuba
Livro narra história de ex-militar que deixou a vida nos Estados Unidos para se unir à luta de guerrilheiros em Cuba

Os vencedores do prêmio Pulitzer, Michael Sallah e Mitch Weiss, revelam detalhes do funcionamento da Revolução Cubana no livro "O Comandante Ianque", publicado pela editora Record.

Na obra eles acompanham a trajetória de William Morgan, um ex-militar durão e atirador de escolta que surpreendeu os amigos e a família ao deixar os Estados Unidos para se unir a guerrilheiros nas montanhas de Cuba.

Liderando grupos de combatentes, Morgan, Che Guevara e outros avançaram pelo país até conseguir forçar o ditador corrupto Fulgêncio Batista a entregar o poder. Para ele, a luta era pela liberdade cubana.

No entanto, ao assumir o poder, Fidel Castro cancelou as eleições, confiscou propriedades e encarcerou companheiros de batalha, inclusive Morgan, que se opôs ao novo regime ao lado da rebelde Olga Rodríguez, por quem era apaixonado e depois se casou.

O casal inclusive tentou retomar o governo das mãos de Fidel e Che, contrabandeando armas e preparando uma contrarrevolução.

O livro narra os episódios baseados nos diários de Olga e em informações liberadas pelo FBI, a CIA e a inteligência do Exército dos EUA.

Vencedor do prêmio Pulitzer 2004 de reportagem investigativa, Michal Sallah foi finalista em 2012 por uma série de reportagen em que expôs as terríveis condições das moradias para idosos e doentes mentais na Flórida.

Também vencedor do prêmio Pultizer 2004 de reportagem investigativa, Mitch Weiss é coautor de "Caçando Che" e trabalha atualmente em projetos especiais da Associated Press.

*

O COMANDANTE IANQUE
AUTORES Mitch Weiss e Michael Sallah
EDITORA Record
QUANTO R$ 49,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página