Saltar para o conteúdo principal
 
27/04/2017 - 15h01

Livro homenageia vida e obra do cartunista brasileiro Belmonte

da Livraria da Folha

Divulgação
Criador do personagem Juca Pato, o chargista Belmonte é homenageado em livro sobre sua vida e obra
Criador do personagem Juca Pato, o chargista Belmonte é homenageado em livro sobre sua vida e obra

Com organização de Gonçalo Junior e lançado pelo selo Três Estrelas, "Belmonte" homenageia a vida e a obra do cartunista brasileiro.

Mais popular chargista de São Paulo nas primeiras décadas do século 20, Benedito Bastos Barreto, o Belmonte, foi um dos ilustradores mais inventivos do país.

Nascido em 15 de maio de 1896, no Brás, na zona leste de São Paulo, Belmonte é conhecido pela criação do personagem Juca Pato. Surgido em 1925, seu "filho" ficou tão famoso que virou ícone de uma infinidade de produtos: balas, cigarros, graxa de sapatos, lápis e fantasias de Carnaval.

Humorista político, Belmonte registrou as turbulências do país desde 1921, além de retratar as novidades modernas que pipocavam pela cidade. Por conta de seu trabalho, caiu nas garras da censura de Getúlio Vargas e recebeu ataques da rádio oficial nazista em Berlim, por causa de seus cartuns contra Hitler.

Além de colaborar com inúmeros veículos da imprensa, o cartunista dedicou-se à ilustração de livros infantis, como os de Monteiro Lobato, e ao estudo do passado de São Paulo, tornando-se um dos principais pesquisadores da vida dos bandeirantes.

O livro traz a reprodução de centenas de ilustrações contextualizadas.

Gonçalo Junior é jornalista, escritor e pesquisador. Publicou mais de 25 livros, como as biografias de Assis Valente "Quem Samba Tem Alegria", e de Rubem Alves, "É Uma Pena Não Viver", além de "Claustrofobia", "A Guerra dos Gibis", "O Incrível Homem que Encolheu" e "Alceu Penna e as Garotas do Brasil", entre outros.

*

BELMONTE
ORGANIZADOR Gonçalo Junior
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 46,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página